BE quer garantir igualdade de género nos apoios atribuídos a desportistas pela Região

O Bloco de Esquerda apresentou esta segunda-feira uma iniciativa legislativa que pretende garantir a igualdade de género na atribuição de prémios em competições desportivas promovidas ou apoiadas pela Região Autónoma dos Açores.

“Um dos campos onde mais se vê a discriminação em função do género na competição desportiva é justamente no reconhecimento e atribuição de prémios nas competições desportivas. É tempo de por cobro a esta clamorosa injustiça”, lê-se no projeto de decreto legislativo apresentada esta tarde junto ao estádio João Paulo II, na Terceira, pelo deputado Paulo Mendes.

A proposta do BE estabelece não só que a atribuição de prémios em competições desportivas promovidas pela Região Autónoma dos Açores obedece ao princípio da igualdade de género, devendo os prémios pecuniários ser de igual montante para as várias classificações em cada prova, mas também define que quando as competições sejam restritas a apenas um género sexual, os valores dos prémios pecuniários da última competição constituem referência para a fixação de prémios pecuniários em competição exclusiva para o outro género que se venha a realizar no futuro.

Paulo Mendes aproveitou para revelar que o BE vai realizar, no próximo fim-de-semana, em Ponta Delgada, umas jornadas parlamentares com o tema “Desigualdades, Violências e Discriminação de Género”, que irão contar com a participação de várias instituições e académicos da área.

Na conferência de imprensa estiveram presentes atletas que viveram na pele situações de discriminação: “Já participei em competições de atletismo em que o vencedor da prova masculina recebeu 250 euros, o segundo e terceiro lugar também receberam prémios monetários, e eu não recebi nada por vencer a prova feminina, no mesmo escalão e com as mesmas distâncias”.

“É muito desmotivante, porque nós treinamos tanto como os homens, e temos tantas capacidades como eles”, disse ainda a atleta.

GI BE Açores/RL Açores

Deixe uma resposta