Home / Politica / BE quer que Governo Regional cumpra medidas de apoio aos doentes de Machado-Joseph
BE quer que Governo Regional cumpra medidas de apoio aos doentes de Machado-Joseph

BE quer que Governo Regional cumpra medidas de apoio aos doentes de Machado-Joseph

O Bloco de Esquerda denunciou o incumprimento de medidas de apoio aos portadores da doença de Machado-Joseph que foram aprovadas pelo parlamento dos Açores, nomeadamente, o acesso a ajudas técnicas de adaptação à habitação, o acesso a consultas de fisioterapia, a prioridade na marcação de consultas médicas, e o apoio à investigação sobre esta doença que tem particular incidência no arquipélago dos Açores, principalmente na ilha das Flores.

No âmbito do debate de urgência sobre o sector da Saúde realizado hoje no parlamento, Paulo Mendes, deputado do BE, considerou que as unidades de saúde de ilha devem ser instruídas no sentido de garantir o acesso às ajudas técnicas de adaptação à habitação a que os doentes de Machado-Joseph têm direito, mas que tem sido, por vezes, negado, devido a diferentes interpretações em cada unidade de saúde de ilha.

O deputado BE referiu que a fisioterapia para doentes de Machado-Joseph está suspensa na ilha das Flores há quatro anos, por falta de fisioterapeutas, e perguntou quando é que o Governo Regional pretende resolver esta falha, salientando que “não se trata de um luxo”, mas de uma necessidade.

Paulo Mendes alertou também para o facto de não estar a ser cumprida a prioridade destes doentes no acesso a consultas de outras especialidades.

Quanto à investigação sobre a doença de Machado-Joseph, o deputado lamentou que a equipa de investigação médica que se tem deslocado periodicamente às Flores – apesar de toda a sua dedicação – não receba qualquer apoio da Região.

GI BE Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top