Ultimas
Home / Politica / Berta Cabral defende criação de “cluster” na área da economia do mar
Berta Cabral defende criação de “cluster” na área da economia do mar

Berta Cabral defende criação de “cluster” na área da economia do mar

A cabeça-de-lista do PSD/Açores à Assembleia da República defendeu hoje que o conhecimento científico produzido na Região tem de estar “ao serviço da economia”, considerando que para tal é necessária a criação de “cluster” na área da economia do mar.

“É preciso colocar o conhecimento científico produzido pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) ao serviço da economia. Para tal é necessária uma plataforma que congregue conhecimento, formação e economia, com o DOP e outros parceiros, nacionais ou internacionais, criando assim o “cluster” do mar”, afirmou Berta Cabral, após uma visita ao DOP, na cidade da Horta.

A candidata social-democrata, salientou que os Açores “têm, sobretudo na ilha do Faial, uma cultura de mar, que está ancorada no excelente departamento de investigação que é o DOP”, devendo este potencial ser posto “ao serviço da economia” açoriana.

“Temos de colocar tudo isto ao serviço da economia, transformando este conhecimento científico em riqueza, emprego e maior poder de compra”, frisou.

Berta Cabral sublinhou igualmente que esta plataforma “deve ter o conhecimento e investigação, uma incubadora de empresas, de forma a que o ‘cluster’ do mar se organize”.

“Há já muitas empresas nesta área que nem sempre têm a necessária visibilidade porque não estão reunidas em ‘cluster’. Desde as marítimo-turísticas até às empresas ligadas à captura de espécies marinhas, passando pela construção naval. Essa plataforma fará a internacionalização e dará visibilidade à nossa economia do mar”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top