Politica

Berta Cabral defende criação de “cluster” na área da economia do mar


A cabeça-de-lista do PSD/Açores à Assembleia da República defendeu hoje que o conhecimento científico produzido na Região tem de estar “ao serviço da economia”, considerando que para tal é necessária a criação de “cluster” na área da economia do mar.

“É preciso colocar o conhecimento científico produzido pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) ao serviço da economia. Para tal é necessária uma plataforma que congregue conhecimento, formação e economia, com o DOP e outros parceiros, nacionais ou internacionais, criando assim o “cluster” do mar”, afirmou Berta Cabral, após uma visita ao DOP, na cidade da Horta.

A candidata social-democrata, salientou que os Açores “têm, sobretudo na ilha do Faial, uma cultura de mar, que está ancorada no excelente departamento de investigação que é o DOP”, devendo este potencial ser posto “ao serviço da economia” açoriana.

“Temos de colocar tudo isto ao serviço da economia, transformando este conhecimento científico em riqueza, emprego e maior poder de compra”, frisou.

Berta Cabral sublinhou igualmente que esta plataforma “deve ter o conhecimento e investigação, uma incubadora de empresas, de forma a que o ‘cluster’ do mar se organize”.

“Há já muitas empresas nesta área que nem sempre têm a necessária visibilidade porque não estão reunidas em ‘cluster’. Desde as marítimo-turísticas até às empresas ligadas à captura de espécies marinhas, passando pela construção naval. Essa plataforma fará a internacionalização e dará visibilidade à nossa economia do mar”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

Comment here