Politica

“Capacidade da rede de cuidados continuados tem sido reforçada e alargada nos Açores”, garante Arlinda Nunes

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pela voz da deputada Arlinda Nunes, salientou, esta quinta-feira, o trabalho que tem sido feito pelo Governo Regional dos Açores na implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados (RCCI), bem como a “preocupação que tem existido em expandir os serviços prestados”.

Arlinda Nunes intervinha no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, onde foi aprovado por unanimidade um documento que prevê o licenciamento e fiscalização de unidades de internamento e de equipas de apoio da rede de cuidados continuados integrados.

“Este Governo Regional dos Açores tem demonstrado e comprovado um grande empenho no reforço da capacidade instalada da rede de cuidados continuados integrados, bem como na preocupação em expandir os serviços prestados nesta área, ao longo das nossas ilhas, e que se consubstancia na recuperação e reintegração de doentes crónicos e de pessoas dependentes”, afirmou a deputada socialista.

De acordo com Arlinda Nunes, a rede de cuidados já existente “foi alargada a praticamente todas as ilhas, sobretudo com o aumento do internamento nos Centros de Saúde, uma ação que permitiu um significativo aumento do número de camas em ilhas como São Miguel, Santa Maria, Graciosa e Pico”.

“Ao longo desta legislatura foram definidas as Unidades de Internamento de média duração e reabilitação e as de longa duração e manutenção extensíveis a praticamente todas as ilhas açorianas. No total, estas unidades fazem com que a Região possa dispor de mais de 200 camas destinadas a cuidados continuados”, assegurou a deputada, acrescentando que tendo em conta os rácios existentes “a Região preenche a procura verificada”.

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista propôs ainda que este novo diploma permita a que a Rede inclua “profissionais de reconhecida capacidade técnica como um diretor de enfermagem ou enfermeiro coordenador e ainda que o período de adequação às novas regras dos edifícios onde já existem estes serviços em funcionamento seja alargado para dois anos”.

“O Partido Socialista continuará a apostar no reforço do funcionamento dos serviços prestados de cuidados continuados integrados às Açorianas e aos  Açorianos, garantindo a sua dignidade”, finalizou a deputada socialista, Arlinda Nunes.

GI PS Açores/RL Açores

Comment here