Home / Açores / Capitania do Porto da Horta alerta para agravamento do estado do mar
Capitania do Porto da Horta alerta para agravamento do estado do mar

Capitania do Porto da Horta alerta para agravamento do estado do mar

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertam para a probabilidade de, agravamento do estado do tempo e do mar nos dias 15 e 16 de setembro.

O agravamento esperado está associado à aproximação e passagem da tempestade tropical HELENE.

A agitação marítima, inicialmente de sul, rodando depois para sudoeste, poderá, na tarde do dia 15 de setembro e na noite do dia 15 para 16 de setembro, ter valores de altura significativa superiores a 5,0 metros no Grupo Ocidental e de 4,0 metros nas Ilhas do Triângulo, especialmente no Faial.

A evolução do estado do tempo e do mar e as previsões devem ser atentamente acompanhadas, podendo verificar-se alterações às condições de agitação marítima de que em cima se deu nota.

Ainda assim, recomenda-se à comunidade marítima que desde já pondere a adoção atempada de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações.

À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

 

CPH/RL Açores

Imagem: ©Direitos reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top