Home / Açores / Capitania do Porto da Horta alerta para possibilidade de agravamento do estado do mar nas ilhas do triângulo
Capitania do Porto da Horta alerta para possibilidade de agravamento do estado do mar nas ilhas do triângulo

Capitania do Porto da Horta alerta para possibilidade de agravamento do estado do mar nas ilhas do triângulo

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertaram, esta segunda-feira, para a possibilidade de agravamento do estado do mar entre os dias 8 e 10 de janeiro (segunda-feira a quarta-feira).

No Grupo Ocidental e nas ilhas do Triângulo, a ondulação, de noroeste poderá ultrapassar os 4 metros de altura significativa e ter valores próximos dos 6 metros

As condições poderão ser muito adversas devido ao efeito local de vento forte que, mudando sucessivamente de direção, juntará às vagas de grande dimensão.

De acordo com o comunicado enviado pela Capitania, é possível que o dia em que as condições serão mais adversas seja o dia 9 de janeiro, terça-feira.

Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração, ou mesmo varando em lugar seguro as suas embarcações.

Aconselha-se a adoção e manutenção dum estado de vigilância na orla marítima e nos portos, em especial se diretamente expostos à agitação marítima.

À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

CPH/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top