Instituição de Solidariedade Social de apoio a Idoso

Em São Jorge, o apoio aos necessitados surge, no início do século XX com a fundação, a 21 de Maio de 1903 do Asilo da Mendicidade da Vila das Velas.

Ao longo da sua existência mudou algumas vezes de nome, mas o seu objetivo fundamental manteve-se ao longo de décadas. Ajudar os idosos da ilha e desenvolver projetos na área da solidariedade social.

Atualmente, com o nome de Casa de Repouso João Inácio de Sousa, mantém propósitos como o recolhimento para habitação dos utentes, atividades de apoio inerentes à sua finalidade, exemplo disso são os locais de convívio e lazer, uma capela para atos de culto e um Centro de convívio para idosos.

Mais tarde, as alterações sociais trazidas depois da 1974, obrigaram a instituição a adaptar-se às novas exigências.

Assim, surge a remodelação do lar e o alargamento das suas valências.

A Instituição particular de solidariedade social manteve sempre o apoio a idosos internados nas instalações e, um pouco mais tarde, surge a prestação de serviços no domicílio, a pessoas carenciadas tornando-se uma mais-valia para quem precisa de apoio, na sua habitação.

A Casa de Repouso João Inácio de Sousa, presta um leque de serviços que passa pelo apoio ao domicílio, apoio social a repatriados e sem abrigo, inclui ATL, Centro de Dia, entre outras valências.

É finalidade desta Casa de Repouso, receber pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, que necessitem dos nossos serviços e oferecer a cada Utente, um ambiente alternativo ao familiar. Genericamente, pretendemos transmitir segurança e felicidade.

Porque a palavra solidariedade não deve ser uma palavra vã, mas de esperança e acção.

 

Contatos:

Casa de Repouso João Inácio de Sousa

Rua Teófilo de Braga

98-559 – Velas, Ilha de São Jorge

Tel: (351) 295 430 20 / Fax: (351) 295 430 201

Email: casarepouso.velas@iol.pt

Deixe uma resposta