Casa dos Açores no Uruguai – Los Azoreños traz a S.Jorge Projeto “Carolina Va a Portugal” (c/áudio)

“Carolina Va a Portugal” é o nome da peça que conta a história do povoamento da cidade de San Carlos, no Uruguai, por açorianos.

A peça de teatro foi apresentada na sexta-feira no Auditório Municipal das Velas pelo grupo Azorteatro, da Casa dos Açores no Uruguai – Los Azoreños.

Descendentes de açorianos da oitava, nona e décima geração recriaram o povoamento da cidade de San Carlos, no Uruaguai, em 1763 por um grupo de 55 famílias açorianas.

“Carolina Va a Portugal”, para além de contar a história da fundação da cidade de San Carlos é um projeto que pretende também exaltar o espírito aventureiro do Povo Açoriano, como explicou Alicia Quintana, Presidente da Casa dos Açores no Uruguai – Los Azoreños.

A ditadura, a luta pela independência foram importantes batalhas travadas pelos açorianos ao longo da história de San Carlos.

Um teatro em que a dança com características regionais, apelando ao folclore também esteve presente.

Apesar do povoamento açoriano, as tradições acabaram por perder-se, sendo que só a partir de 1963 com a criação deste grupo se recriaram alguns desses costumes.

De acordo com Alicia Quintana, em San Carlos o carinho e respeito pela região é grande e há mesmo a celebração de festas açorianas nesta cidade do Uruguai.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem: ©CMV

Deixe uma resposta