DestaqueLocalPolitica

CDS-PP/Açores questiona Governo Regional sobre a obra de reabilitação e beneficiação da estrada entre a Ribeira do Almeida e o Aeroporto na ilha de São Jorge

O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores, por iniciativa da Deputada Catarina Cabeceiras, apresentou, esta quinta-feira, um requerimento na Assembleia Regional, onde questiona o Governo Regional sobre a obra de reabilitação e beneficiação da estrada entre a Ribeira do Almeida e o Aeroporto na ilha de São Jorge.

A Estrada Regional n.º 1-2.ª é a estrada na ilha de São Jorge onde se verifica mais trânsito, nomeadamente ao nível de veículos pesados, por ser aquela que dá acesso ao Aeroporto e Porto Comercial da ilha. De momento, decorre a empreitada de reabilitação e beneficiação de um troço dessa estrada, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, cuja conclusão fora prevista para o final do mês de novembro, mediante um investimento na ordem dos 1.25 milhões de euros.

Para o CDS-PP/Açores, importa esclarecer algumas questões respeitantes à qualidade e segurança da construção para o trânsito, bem como em termos da requalificação paisagística. Estão em causa: a qualidade construtiva de muros em pedra aparelhada da região; muros demasiado baixos em várias zonas do troço; a desagregação do talude de escavação, constituindo perigo permanente para quem circula na via; “embarrigamento” dos muros; espessura da massa asfáltica inferior ao que parece adequado a uma estrada regional com tal volume de tráfego, incluindo trânsito de pesados; e ainda uma questão paisagística respeitante a um troço de muro em betão à vista.

Assim sendo, o CDS-PP/Açores solicita ao Governo Regional que esclareça se a empreitada em causa cumpre o projeto colocado a concurso público, quando será efetivamente concluída a obra, se tem conhecimento das questões enumeradas acima e se concorda que as mesmas constituem um problema ao nível da segurança e da qualidade, considerando ser necessário proceder à sua correção.

 

 

 

 

GI CDS-PP Açores/RL Açores

Comment here