Home / Destaque / CDS-PP felicita Escola Profissional de São Jorge por conquista de prémio nacional
CDS-PP felicita Escola Profissional de São Jorge por conquista de prémio nacional

CDS-PP felicita Escola Profissional de São Jorge por conquista de prémio nacional

A Deputada do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Ana Espínola, fez aprovar, por unanimidade, esta quinta-feira, um Voto de Congratulação à Escola Profissional da Ilha de São Jorge, pelo facto da turma do segundo ano do Curso Técnico de Turismo ter vencido o Concurso Nacional de Curtas Metragens sobre o Mar – o CURTMar – com um vídeo dedicado à vida dos Cagarros.

“Este ano, pela primeira vez, a Escola Profissional da Ilha de São Jorge decidiu participar no Concurso Nacional de Curtas Metragens sobre o Mar. A turma do segundo ano do Curso Técnico de Turismo – Nível IV, sob coordenação e organização do professor Marco Castanha, acabou por vencer o concurso na categoria 17/19 anos, com o vídeo “O Cagarro”, de entre um total de 63 curtas-metragens submetidas à consideração do júri nacional”, frisou Ana Espínola.

Segundo explicou, neste concurso, os alunos de todas as escolas do País foram convidados a realizar curtas metragens sobre o mar e toda a fauna e flora que lhe estão associados. A turma de turismo da Escola Profissional de São Jorge resolveu fazer um vídeo sobre “O Cagarro”, de forma a consciencializar todos os Açorianos em relação a esta espécie protegida e mostrar a riqueza em termos de fauna que os Açores possuem. Com o apoio da Casa do Parque de São Jorge e de Vigilantes da Natureza, os formandos da Escola Profissional de São Jorge decidiram dar a conhecer os perigos que aquela espécie enfrenta e a forma como todos os açorianos podem contribuir para a salvar, dando a conhecer o percurso do Cagarro, desde o ninho, à procriação, passando pela sua vida em alto mar.

Neste contexto, prosseguiu a Deputada do CDS-PP, os formandos organizaram uma patrulha de salvamento de cagarros com o objetivo de mostrar o correto procedimento para salvar as aves perdidos e em perigo, culminando esta ação com a libertação destas aves em direção ao mar.

Ora, para Ana Espínola, “este prémio é mais um reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pela Escola Profissional da Ilha de São Jorge que, para além da missão principal de formação de jovens quadros técnicos definiu uma nova missão na vertente da formação de adultos ativos e desempregados da Ilha de São Jorge. Desde 1996, a Escola Profissional de São Jorge formou e certificou 714 jovens oriundos de várias ilhas, mas também oriundos de Portugal continental, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, tendo os mesmos melhorado não apenas o seu nível de escolaridade, mas sobretudo adquirido novas competências de empregabilidade. Só a título de exemplo, dos finalistas do ano letivo transato, 92% encontram-se inseridos no mercado de trabalho regional e destes 91,4% em empregos relacionados com a área de formação que concluíram naquela instituição de ensino”.

Assim, “o Grupo Parlamentar do CDS-PP propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um Voto de Congratulação pelo primeiro prémio conquistado pela turma do segundo ano do Curso Técnico de Turismo – Nível IV da Escola Profissional da Ilha de São Jorge no Concurso Nacional de Curtas Metragens sobre o Mar – o CURTMar. Deste voto deve ser dado conhecimento à turma premiada e ao professor responsável pelo projeto, à Direção da Escola Profissional de São Jorge, ao Conselho Executivo da Associação para o Desenvolvimento da Ilha de São Jorge, à Casa do Parque de São Jorge e às Câmaras e Assembleias Municipais das Velas e da Calheta”.

GI CDS-PP Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top