Home / Destaque / CDS-PP quer solução: Porto das Velas sem combustíveis para barcos
CDS-PP quer solução: Porto das Velas sem combustíveis para barcos

CDS-PP quer solução: Porto das Velas sem combustíveis para barcos

A Deputada do CDS-PP Açores Ana Espínola indagou, esta sexta-feira, junto do Governo Regional sobre a situação “incompreensível” verificada no Porto das Velas, ilha de São Jorge, que, frequentemente, fica privada de posto de abastecimento de combustíveis às embarcações de pesca, recreio ou actividade marítimo-turísticas, obrigando a viagens até à vizinha ilha do Faial.

Num requerimento entregue no Parlamento Açoriano, Ana Espínola denuncia os inconvenientes actualmente verificados por pescadores, iatistas ou operadores ligados às actividades marítimo-turísticas, que estão posto de abastecimento de combustível por avaria da bomba existente no principal porto da ilha.

“O Porto das Velas é o único, na ilha de S. Jorge, com capacidade para abastecer embarcações de pesca, de atividades marítimo-turísticas e de recreio náutico. Neste porto operam inúmeras embarcações de pesca que dinamizam o mercado de trabalho local e a economia da ilha. Neste porto existe um sector de recreio náutico, escalado por inúmeras embarcações de recreio, sendo um ponto de atração turística da ilha”, indicou para referir que “a infraestrutura de abastecimento de combustíveis recorrentemente está fora de serviço, por avaria”.

“Esta situação obriga a que os pescadores com embarcações de maior porte e navegadores de recreio tenham de abastecer-se noutros Portos, nomeadamente no Porto da Horta”, na vizinha ilha do Faial, o que corresponde a um “encargo financeiro, quer em combustível, quer com a perda de um dia de trabalho”, apontou.

Para além disso, acrescentou, “as embarcações de recreio que escalam o Porto das Velas, com necessidade de se abastecerem de combustível, poderão encontrar o posto de abastecimento em situação de inoperacionalidade” facto que em nada contribui para “a promoção da ilha perante os nossos visitantes”.

Assim, e porque a gestão do Porto das Velas é da responsabilidade da empresa Portos dos Açores, a parlamentar popular quer saber se “tem o Governo Regional a intenção de fiscalizar esta situação para que não se mantenha esta situação incompreensível por parte de quem explora o fornecimento de combustíveis no Porto das Velas e que acarreta prejuízos a quem necessita dos serviços daquele posto de abastecimento e em nada promove a ilha perante os nossos visitantes?”.

Para além disso, questiona também, “que medidas pretende o Governo Regional tomar?” e se “considera o Governo Regional importante que S. Jorge tenha um posto de combustível que permita o abastecimento a embarcações de pesca, de atividades marítimo-turísticas e de recreio, com um carácter fiável contribuindo para a boa imagem de quem visita esta ilha por via marítima, assim como, o abastecimento necessário para a atividade piscatória e outras?”.

Por fim, a Deputada do CDS-PP quer saber “para quando a operacionalidade do posto de abastecimento?” e se “a reparação da avaria garantirá o funcionamento daquele posto de abastecimento, sem falhas, por quanto tempo?”.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top