Home / Destaque / CDS-PP questiona Governo Regional sobre a operacionalidade do porto da Calheta
CDS-PP questiona Governo Regional sobre a operacionalidade do porto da Calheta

CDS-PP questiona Governo Regional sobre a operacionalidade do porto da Calheta

O Grupo Parlamentar do CDS questionou, esta terça-feira, o Governo Regional sobre a operacionalidade do porto da Calheta, em São Jorge.

De acordo com o deputado Jorge Paiva, “por vezes ocorrem constrangimentos na atracagem das embarcações no referido porto, quando acontecem situações de agitação marítima, nomeadamente na própria manobra de atracagem e operações de carga e descarga”, sendo que “tais constrangimentos, segundo armadores que lá operam, poderão ser ultrapassados com a remoção de baixas que se situam no referido porto, muito próximo da bacia de manobra”.

Para o deputado do CDS, “a remoção das mesmas iria melhorar substancialmente as condições de operacionalidade e segurança no porto da Calheta, evitando custos adicionais, nomeadamente aos empresários, quando não é possível a atracagem nessa infraestrutura e têm de recorrer ao porto das Velas”.

Na Anteproposta Regional Anual para o ano de 2019, está contemplado na ação 14.5.7, investimentos a realizar no porto da Calheta, apenas está referido a dragagem do porto, não fazendo qualquer menção ao desmonte do baixio.

Sendo assim, o Grupo Parlamentar do CDS quer saber se o desmonte do baixio junto ao porto da Calheta será realizado em 2019, em simultâneo com a respetiva dragagem, e caso não aconteça, para quando está previsto o desmonte do mesmo.

 

 

 

 

 

GI CDS-PP Açores/RL Açores

Fotografia: ©Blog Porto da Calheta

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top