CDS-PP vai apresentar 4 propostas de alteração concretas para S.Jorge – CDS quer ver contemplado no Plano verba para Eletrificação da Caldeira de Sto Cristo e para o Plano integrado de desenvolvimento das Fajãs

 

O CDS-PP Açores vai apresentar quatro propostas de alteração concretas para a ilha de São Jorge, nomeadamente relacionada com a abertura de rubricas no Plano e Orçamento para 2017 para o Entreposto Frigorifico das Velas, para a certificação da iluminação da pista do Aeródromo da Ilha de São Jorge, o CDS-PP quer também ver aprovada a criação de uma rubrica para o Plano integrado de desenvolvimento das Fajãs e para a Eletrificação da Fajã de Santo Cristo.

Desta forma, o CDS quer que seja criada uma nova ação intitulada “Construção do Entreposto Frigorífico de Velas”, com uma dotação de 250 mil euros para inicio da execução do projeto de construção do entreposto frigorífico na Ilha de São Jorge.

Para o “Plano integrado de desenvolvimento das Fajãs da Ilha de São Jorge”, os democratas-cristão pretendem que seja dada no Plano uma dotação de 70 mil euros para implementação de um plano integrado de desenvolvimento das Fajãs da Ilha de S. Jorge.

O CDS-PP Açores pretende ainda ver criada uma nova ação relacionada com a Eletrificação da Fajã de Santo Cristo, com uma dotação de 75 mil euros para o início da execução do projeto de eletrificação da Fajã de Santo Cristo na Ilha de São Jorge.

No que respeita ao Aeródromo de São Jorge, os democratas-cristãos propõem um reforço da ação correspondente a este ponto, para a certificação da iluminação da pista do Aeródromo da Ilha de São Jorge, no montante de 25 mil euros.

A nível de propostas de âmbito regional, o CDS-PP apresenta outras propostas que considera que poderão ter “impactos positivos” na ilha de São Jorge.

A criação de uma nova ação para um “Avião cargueiro”, com uma dotação de 1ME para a aquisição de um avião de carga para transporte inter-ilhas, a proposta para criação do “CIRURGE – Plano Urgente de Cirurgias”, com uma dotação de 175 mil euros para a realização de cirurgias extra, para combate imediato às lista de espera ou a dotação de 250 mil euros para execução do disposto no Decreto Legislativo Regional n.º 26/2012/A, de 19 de junho que estabelece o regime de empréstimo de manuais escolares nos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores a todos os alunos são algumas das propostas de alteração que o CDS espera ver aprovadas na votação na especialidade que decorrerá pela noite dentro na Assembleia Legislativa regional.

Já no que respeita ao Orçamento Regional para 2017, o CDS apresenta uma proposta que, segundo os democratas-cristãos, poderá vir a beneficiar São Jorge que é a criação do Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores “que constitui uma forma de democracia participativa, facultando aos cidadãos o poder de decisão direta sobre a utilização de verbas públicas, a vigorar a partir do ano de 2018”.

Liliana Andrade/RL Açores