DestaqueLocalPolitica

CDS questiona Governo Regional sobre a deslocação de médicos especialistas à Unidade de Ilha de São Jorge

O Grupo Parlamentar do CDS, por iniciativa da Deputada Catarina Cabeceiras, apresentou, na sexta-feira, um requerimento na Assembleia Regional, onde questiona o Governo sobre a deslocação de médicos especialistas à Unidade de Ilha de São Jorge.

Para o CDS, a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital assume um papel preponderante e é imprescindível garantir tempos de espera clinicamente aceitáveis, bem como uma resposta atempada aos utentes, quer para salvaguardar uma decisão terapêutica em tempo útil, quer para que os utentes possam ser devidamente acompanhados pelos médicos especialistas.

Contudo, segundo afirmou a deputada, verifica-se que os Jorgenses estão constrangidos com a falta da deslocação de médicos especialistas à ilha, designadamente na área da cardiologia e endocrinologia, entre outras, tendo ocorrido a suspensão da deslocação do médico cardiologista a esta Unidade de Ilha para a realização de consultas de manutenção de pacemaker ou de acompanhamento.

A deputada Catarina Cabeceiras denunciou ainda que, muitas vezes, são muitos os constrangimentos para deslocar os doentes para as consultas de especialidade, as quais poderiam ser realizadas na Unidade de Saúde de Ilha, nomeadamente no caso de doentes acamados para consultas de acompanhamento e rotina. Além disso, os custos inerentes à deslocação dos doentes para fora da sua ilha são muito superiores aos da deslocação de um médico à ilha para observar esses utentes.

Assim sendo, o CDS quer saber se o Governo Regional tem conhecimento da situação e qual o motivo para que tenha existido a suspensão da deslocação do médico cardiologista à Ilha de São Jorge para a realização de consultas de manutenção de pacemaker ou de acompanhamento. O CDS solicita ainda que o Governo Regional forneça a listagem das deslocações de médicos especialistas à Unidade de Ilha de São Jorge desde 1 de janeiro de 2019, a listagem das deslocações previstas para o restante ano de 2019 e a listagem discriminada do número de utentes da Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge em lista de espera para consulta de cada especialidade e cada tipo de exame complementar de diagnóstico e terapêutica.

GI CDS-PP Açores/RL Açores

Comment here