Home / Destaque / CDU São Jorge denuncia “Lixeira a céu aberto” na freguesia dos Rosais
CDU São Jorge denuncia “Lixeira a céu aberto” na freguesia dos Rosais

CDU São Jorge denuncia “Lixeira a céu aberto” na freguesia dos Rosais

A CDU/São Jorge recebeu nos últimos dias um conjunto de denúncias, pela parte de munícipes velenses, da possível existência de uma lixeira a céu aberto na Freguesia dos Rosais, mais concretamente numa antiga saibreira entre o caminho para a Fajã de São João Dias e o Parque das 7 Fontes.

A CDU/São Jorge através do Deputado da Representação Municipal CDU na Assembleia Municipal das Velas, António Machado, visitou o local indicado e verificou um cenário que configura, segundo as suas palavras, um autêntico atentado ambiental.

De acordo com nota enviada à nossa redação, António Machado diz que naquele espaço existem “os mais diversos tipos de resíduos: desde ferro, plástico, papelão, madeira, vidro até aos pequenos e grandes volumes (eletrodomésticos), entre outros resíduos perigosos, registando-se inclusive vestígios de terem sido efetuadas queimadas recentes a céu aberto”.

Ora, na mesma nota António Machado, o deputado único da CDU na Assembleia Municipal das Velas dá conta de que a Representação Municipal da CDU  já deu entrada com um Requerimento na Assembleia Municipal das Velas que visa apurar responsabilidades e assim definir a sua forma de atuação seja a nível Local e se necessário em instância Regional.

Para o comunista jorgense, há mesmo “a possibilidade de estarmos perante uma situação que poderá constituir crime ambiental punido por lei numa Ilha como São Jorge que se promove essencialmente pela sua beleza natural”.

A CDU/São Jorge condena a existência daquilo a que chama “atentado ambiental e paisagístico”, bem debaixo das “barbas” de tudo e todos, desconfiando mesmo do não conhecimento desta situação tanto da parte das entidades locais como das regionais responsáveis para a fiscalização de situações deste género.

Para os comunistas jorgenses, “esta lixeira é ainda mais surpreendente num momento em que foi encerrada a antiga lixeira, situação bastante reveladora de que o atual Centro de Resíduos bem como todo o seu processo integrado de recolha e tratamento não está a dar resposta às necessidades registadas no Concelho”, afirmam.

António Machado frisa ainda na nota de imprensa enviada à nossa redação que nem a Câmara Municipal das Velas, nem Governo Regional dos Açores se podem descartar do importante papel de vigilância e protecção do meio ambiente.

 

 

 

 

CDU S.Jorge/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top