Home / Cultura / Centenário Ermelindo Ávila publica novo livro
Centenário Ermelindo Ávila publica novo livro

Centenário Ermelindo Ávila publica novo livro

Aos 100 anos de idade, o emérito lajense Ermelindo Ávila publica novo livro: A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir, com chancela da editora açoriana Companhia das Ilhas.

Ermelindo Ávila nasceu na Vila das Lajes do Pico, em 18 de Setembro de 1915. É um dos mais proeminentes cidadãos lajenses. Desempenhou na sua centenária vida vários cargos públicos de relevo, tendo sido homenageado com a Comenda da Ordem de Mérito e várias outras distinções oficiais.

É um nome incontornável da cultura açoriana, com quase três dezenas de livros publicados e um sem número de artigos dispersos nos mais importantes órgãos da imprensa local e regional, nas áreas da história, etnografia e cultura locais.

A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir vem na sequência de obras suas como Figuras & Factos (1993 e 2005) e Crónicas da Minha Ilha (1995 e 2002). «São crónicas escritas com prazer e entusiasmo, com o espírito de missão de quem sabe que o desenvolvimento dos povos é feito de avanços e recuos e, sobretudo, com valentia e persistência.» (José Gabriel Ávila)

A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir será apresentado pelo Professor Doutor Ermelindo Peixoto (Universidade dos Açores), no dia 19 de Setembro, pelas 17 horas, no Museu dos Baleeiros, na Vila das Lajes.

A obra conta com o apoio à edição por parte da Secretaria Regional de Educação e Cultura, no âmbito dos apoios da DRAC a obras de interesse cultural (2015).

GI Companhia das Ilhas/RL Açores

Fotografia: ©João Melo

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top