Home / Cultura / Centenas de pessoas marcaram presença no Bodo de Leite de Santo Antão – “São Jorge – Ilha de Bruma e Encanto” foi o tema deste ano
Centenas de pessoas marcaram presença no Bodo de Leite de Santo Antão – “São Jorge – Ilha de Bruma e Encanto” foi o tema deste ano

Centenas de pessoas marcaram presença no Bodo de Leite de Santo Antão – “São Jorge – Ilha de Bruma e Encanto” foi o tema deste ano

Na Segunda-feira de Espírito Santo todos os caminhos vão dar à freguesia de Santo Antão, na zona do Topo, onde há uma tradição antiga que ainda hoje em dia acolhe população de toda a ilha que vêm participar no famoso Bodo de Leite de Santo Antão.

Este ano não foi exceção e centenas de pessoas marcaram presença no Bodo de Leite.

Vinte carros puxados por juntas de bois e oito carros alegóricos assinalaram o desfile do Bodo de Leite que este ano teve como tema “São Jorge – Ilha de Bruma e Encanto”, como contou à RL Açores Susana Cabral, da Comissão do Bodo de Leite de Santo Antão.

A divisão das comissões que dão o Bodo de Leite é feita por zonas, sendo que este ano a Comissão do Bodo de Leite era composta por pessoas residentes desde o Boeiro até ao fim do Caminho do Chão.

Os preparativos começam geralmente em março ou abril explica Manuel Inácio Brasil, um entendido e apaixonado por esta tradição.

Uma tradição que não se prevê que acabe pelo menos nos próximos 20 anos.

Uma festa marcada por um recordar das tradições da ilha, nomeadamente o trabalho na terra, com os carros puxados pelas juntas de bois a trazer vários utensílios e a recriar práticas de uma época mais distante.

Destaque ainda no Bodo de Leite para o Desfile do Gado pela rua principal da freguesia.

Num dia em que o Padroeiro Santo Antão sai à rua em procissão para a bênção do gado.

Numa festa que, como é bem visível, não se faz sem vacas.

Para a população e apesar das inovações que vão sendo inseridas no Bodo de Leite de Santo Antão a festa ainda é o que era e traz anualmente à freguesia centenas de pessoas de toda a ilha que aproveitam o feriado e mantêm viva a tradição do Bodo de leite de Santo Antão.

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia destaque: ©Mark Marques|Info-fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top