Home / Destaque / Centro de Dia e Centro de Noite do Instituto de Santa Catarina representou investimento de 570 mil euros (c/áudio)
Centro de Dia e Centro de Noite do Instituto de Santa Catarina representou investimento de 570 mil euros (c/áudio)

Centro de Dia e Centro de Noite do Instituto de Santa Catarina representou investimento de 570 mil euros (c/áudio)

O Centro de Dia e Centro de Noite do Instituto de Santa Catarina foi inaugurado este domingo, dia 19 de outubro. Um empreendimento que representou um investimento de cerca de 570 mil euros, sendo uma obra inscrita na Carta Regional das Obras Públicas, e que tem agora capacidade para acolher 13 utentes em regime diurno e oito em regime noturno.

A presidir a cerimónia de inauguração esteve a Secretária Regional da Solidariedade social que afirmou que o executivo açoriano mantém uma ação determinada na implementação de políticas sociais dirigidas ao combate do envelhecimento demográfico, apostando na requalificação de estruturas que permitam manter os idosos nas suas comunidades.

“Desta forma, acolhemos pessoas com autonomia, asseguramos o seu bem-estar e segurança e fomentamos a permanência do idoso no seu meio habitual de vida, evitando ou adiando a sua admissão em lar, a qual deve acontecer sempre como último recurso”, frisou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional salientou ainda o trabalho desenvolvido pelo instituto de Santa Catarina ao longo dos anos, frisando mais esta valência que será uma resposta social muito útil à população.

Por seu lado, Paulo Prudêncio, presidente da direção do Instituto de Santa Catarina, afirmou que a inauguração desta obra “é o realizar de um sonho”, frisando a importância que este Centro de dia e noite constitui para a população.

De acordo com Paulo Prudêncio esta obra “é muito importante” principalmente para a zona das Manadas, Urzelina e Fajã de Santo Amaro, uma vez que nenhum destes locais estava equipado com valências deste género, tendo “apenas o apoio ao domicílio, mas a nível de centro dia e centro de noite não estavam servidos”, referindo ainda a novidade que é para a ilha o Centro de noite.

No entanto, o Centro de noite ainda não vai começar a funcionar, estando prevista a sua abertura para o próximo ano.

“Para já vamos abrir o Centro de dia, o Centro de noite é para abrir em 2015”, referiu Paulo Prudêncio, não tendo ainda a data precisa, uma vez que depois terão de ser feitos acordos de cooperação com a Segurança Social e só a partir daí é que se irá saber qual a data de abertura.

O presidente da direção do Instituto de Santa Catarina referiu ainda que no mês de Dezembro haverá um ato eleitoral para a direção do Instituto, salientando que caberá a quem assumir funções idealizar novos projetos.

Também Manuel Brasil, presidente da Assembleia Geral do Instituto de Santa Catarina, frisou a importância deste dia para a instituição, por ser o “colmatar de um projeto acarinhado pelas pessoas destas localidades, Urzelina, Manadas, Santo Amaro, e por ser um projeto que teve início há cinco anos, uma altura em que se pensava que nada era possível dada a condição financeira da instituição”.

Manuel Brasil relembrou ainda o importante papel da antiga Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, “que em muito contribuiu para este projeto”.

LA/RL Açores/GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top