Home / Politica / Centro de Observação Oceânico colocará os Açores na linha da frente da investigação, destaca José Contente
Centro de Observação Oceânico colocará os Açores na linha da frente da investigação, destaca José Contente

Centro de Observação Oceânico colocará os Açores na linha da frente da investigação, destaca José Contente

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista aprovou, esta quarta-feira, uma resolução que recomenda, no âmbito dos trabalhos promovidos pelo Governo Regional na constituição do Centro de Observação Oceânico,  a participação e proceda à auscultação das instituições e entidades científicas regionais, nomeadamente, o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, bem como os centros de investigação com atividades relativas ao Mar. Este Centro ligado às questões do mar, a ser localizado no Faial, terá com este diploma o acompanhamento por parte da Assembleia Regional, assumindo-se comoum projeto que será “fundamental” para o arquipélago. A posição foi defendida por José Contente, na cidade da Horta, no plenário de setembro que está a decorrer.

“O Centro de Observação Oceânico, através de parcerias internacionais previstas, e anunciadas em conjunto com Governo da República,  materializa a nossa capacidade transatlântica,  junto dos Estados Unidos da América e da Europa, designadamente, em  projetos relacionados com o domínio do mar, das alterações climáticas, entre outras”, sublinhou o deputado socialista.

Para José Contente, a resolução aprovada “marca uma posição do órgão máximo da Região, no sentido de acompanhar este processo, que  integra as vertentes do direito público internacional, dos domínios político e científico”.

“É fundamental realçar que esta iniciativa marca mais uma posição nesta complexa  caminhada em que é preciso estar vigilantes. Todos devemos reconhecer que o Governo dos Açores tem estado atento em relação a estas matérias, de forma a garantir que os Açores estejam na linha da frente nesta área que é fundamental para o futuro dos Açores”, afirmou o parlamentar.

GI PS/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top