Home / Saude / Centro de Radioterapia arranca no início de 2015, afirma Luís Cabral 
Centro de Radioterapia arranca no início de 2015, afirma Luís Cabral 

Centro de Radioterapia arranca no início de 2015, afirma Luís Cabral 

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que a empresa que vai construir o Centro de Radioterapia dos Açores já manifestou disponibilidade para iniciar a obra no início do próximo ano, “na sequência de conversações que permitiram chegar a acordo sobre os preços a praticar”.

Luís Cabral, que falava na Assembleia Legislativa durante um debate sobre o Serviço Regional de Saúde, salientou que os preços dos tratamentos de radioterapia baixaram nos últimos tempos e, portanto, “essa alteração teria que se refletir nos valores a praticar”, sublinhando que as conversações visaram encontrar um equilíbrio entre a dimensão dos Açores, no que concerne à rentabilidade, e a necessidade e garantia de ter “um bom serviço de Radioterapia” em favor dos Açorianos.

Relativamente ao Conselho de Administração do Hospital da Terceira, Luís Cabral frisou que as pessoas têm direito à sua defesa, de acordo com as leis em vigor sobre o estatuto do gestor público aprovadas na Assembleia Legislativa, que determinam que “os processos sigam determinados trâmites”.

“As pessoas não podem ser julgadas em praça pública só porque o senhor deputado A, B ou C quer”, afirmou o Secretário Regional, lembrando que “este assunto foi alvo de uma audição na Comissão dos Assuntos Sociais, onde foi esclarecido com toda a abertura”.

No que se refere aos Cuidados Continuados e Paliativos, Luís Cabral reafirmou que o número de camas foi duplicado durante o corrente ano, sendo previsível que, face à verba aprovada no Plano para 2015 – que duplicou relativamente ao ano anterior -, seja “possível alargar os Cuidados Continuados a toda a Região”.

O Secretário Regional da Saúde anunciou ainda que já está designado um médico para a ilha do Corvo, que iniciará funções a 1 de janeiro, substituindo o atual médico, que passa à situação de reforma.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top