Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove projeto “Raízes” na ilha do Pico

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) está a promover, até ao final desta semana, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, diversas atividades no âmbito do projeto “Raízes”.

Esta ação conta com a realização de ateliers pedagógicos e visitas guiadas à exposição de artesanato de Alzira e Conceição Neves, fundadoras da Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro, na ilha do Pico.

As duas artesãs foram recentemente galardoadas com o Prémio CoMtradição, que visa distinguir, divulgar e promover a atuação exemplar de entidades ou artesãos.

As atividades que estão a ser desenvolvidas envolvem alunos do 2.º e 3.º ciclos, com o objetivo de os sensibilizar para a relevância do legado cultural que é o artesanato e alertar para a necessidade de não só o preservar como de o transmitir às gerações vindouras.

O projeto “Raízes” visa valorizar e divulgar as áreas artesanais típicas e representativas dos Açores junto das camadas mais jovens, envolvendo alunos e artesãos numa convivência intergeracional que possibilite a transmissão de experiências e conhecimentos.

GaCS

Deixe uma resposta