Home / Destaque / Centros de Saúde São Jorge entraram em processo de acreditação: dentro de um ano será conhecido o resultado (c/áudio)
Centros de Saúde São Jorge entraram em processo de acreditação: dentro de um ano será conhecido o resultado (c/áudio)

Centros de Saúde São Jorge entraram em processo de acreditação: dentro de um ano será conhecido o resultado (c/áudio)

Os Centros de Saúde das Velas e da Calheta entraram esta semana em processo de acreditação pela Direção Geral da Saúde.

Processo esse que é da inteira responsabilidade do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, a quem competirá emitir o respetivo certificado de acreditação.

Foi assinado em março de 2012 um protocolo de colaboração entre a Direção Geral da Saúde e a Direção Regional, com o objetivo de implementar o programa nacional de acreditação de unidades de saúde no Serviço Regional de Saúde dos Açores.

Tratam-se de processos voluntários, tendo-se proposto agora a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge à acreditação dos dois Centros de Saúde da Ilha.

Paulo Sousa, o administrador da Unidade de Saúde de ilha, falou um pouco mais sobre este processo, que tem um prazo de 12 meses para que seja atribuída a acreditação.

O objetivo é melhorar a qualidade de serviço da Unidade de Saúde, sendo que serão os utentes e os funcionários a beneficiar aos mais variados níveis.

Paulo Sousa espera que daqui a um ano estejam reunidas todas as condições e requisitos para que os dois centros de Saúde sejam assim acreditados.

Alexandre Duarte, administrador hospitalar pertencente à Direção Geral da Saúde, falou mais detalhadamente sobre este processo de acreditação a que se propõem os dois centros de saúde de S.Jorge.

Um acreditação que é válida por cinco anos, sendo depois reavaliada. Alexandre Duarte evidenciou os pontos fulcrais a ter em conta pela Unidade de Saúde ao longo do processo de acreditação.

Também as condições a nível de estrutura são importantes, tendo que transmitir segurança aos utentes.

Em representação da Direção Geral da Saúde, Alexandre Duarte não vê razões para que os Centros de Saúde de S.Jorge não consigam a referida acreditação.

Um processo que se iniciou, então, na segunda-feira, dia 21, para o Centro de Saúde de Velas, e, na terça-feira, dia 22, para o Centro de Saúde da Calheta.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: © Mark Marques

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top