Home / Açores / Cinco propostas na fase final de concurso para remover o navio ‘Mestre Simão’
Cinco propostas na fase final de concurso para remover o navio ‘Mestre Simão’

Cinco propostas na fase final de concurso para remover o navio ‘Mestre Simão’

Cinco empresas chegaram à fase final do concurso público para a remoção do navio “Mestre Simão”, que encalhou no início de janeiro no porto da Madalena do Pico. O anúncio foi feito pelo Capitão do Porto da Horta através de um comunicado enviado às redações.

De acordo com Rafael da Silva, “nesta altura os consultores já analisaram todas as propostas e consideram que existem cinco que merecem ser apreciadas para uma decisão final, adiantando que ao longo da presente semana deverão prosseguir os trabalhos de consultadoria e análise das propostas com vista a decidir qual o proponente selecionado. Posteriormente deverão seguir-se os necessários contactos para estabelecer os termos comerciais ou contratuais entre as partes”.

No total, foram apresentadas 11 propostas para remover o navio que encalhou em águas açorianas, tendo chegado cinco à fase final.

O Capitão do Porto da Horta realçou que, “considerando as cinco propostas que continuam a ser avaliadas, pode adiantar-se que a duração dos trabalhos será entre 21 e 80 dias”, podendo esta “estar sujeita a contratempos meteorológicos ou de mar”.

O início das operações poderá dar-se entre o final do mês de março e o início do mês de abril, e as propostas apresentadas apontam basicamente para dois métodos possíveis de remoção do navio: o desmantelamento por corte no local, com ou sem apoio duma barcaça, sendo ainda equacionada a possibilidade do acesso por terra; ou a possibilidade de recorrer à remoção através de uma grua com base numa plataforma.

CPH/AO/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top