Home / Açores / Cobertura de todos concelhos dos Açores com creches reforça a coesão social e territorial, afirma Vasco Cordeiro
Cobertura de todos concelhos dos Açores com creches reforça a coesão social e territorial, afirma Vasco Cordeiro

Cobertura de todos concelhos dos Açores com creches reforça a coesão social e territorial, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou esta quarta-feira que, ao nível do apoio à infância e juventude, esta legislatura permitiu dotar os 19 concelhos dos Açores com creches, investimentos que considerou serem fundamentais para reforçar a coesão social e territorial na Região.

“Nesta legislatura, completamos o ciclo de dotar todos os concelhos da nossa Região com este tipo de infraestrutura, que representa, também, um fator de coesão social e territorial, na medida em que, constituindo um serviço que é posto à disposição das famílias, fomenta a fixação e a residência em outros locais que não apenas os centros urbanos”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro Intergeracional de Vila Franca do Campo, situado na freguesia de Ponta Garça, um investimento superior a dois milhões de euros que, nesta fase, integra uma creche, com capacidade para 42 crianças, e um Centro de Atividades de Tempos Livres, que vai servir meia centena de crianças.

Neste empreendimento da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo está também prevista a construção de um Centro de Dia e de um Centro de Noite.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro frisou que esta legislatura se traduziu num investimento público de cerca de 30 milhões de euros em equipamentos na área específica da infância e juventude, criando-se, por esta via, condições para beneficiar cerca de 10.500 crianças de todas as ilhas dos Açores.

Relativamente ao futuro Centro Intergeracional, o Presidente do Governo salientou que se trata de mais uma infraestrutura que ficará ao serviço da infância, das famílias de Ponta Garça e da coesão entre toda a Região.

“Em primeiro lugar, trata-se de uma aposta muito clara na criação de condições para que os Açorianos de amanhã possam ter, também do ponto de vista de infraestruturas, as melhores condições para o seu desenvolvimento”, destacou Vasco Cordeiro.

Além disso, este investimento constitui uma forma de apoiar as famílias, uma vez que, apresentando todas as condições para que os seus filhos fiquem em segurança, contribui para a sua realização pessoal e profissional.

O Presidente do Governo assegurou, por outro lado, que o apoio às famílias açorianas materializa-se, também, através de um conjunto de outras medidas, apontando o exemplo do reforço do Complemento Açoriano de Abono de Família para Crianças e Jovens, que teve um aumento de 15 por cento.

“Esta é a primeira fase, dirigida à infância, com a construção da Creche e do ATL, mas queremos criar as condições para que se possa fortalecer esta relação entre os nossos idosos e os nossos jovens”, disse o Presidente do Governo, ao salientar que o Centro Intergeracional de Vila Franca do Campo permitirá que “os idosos, com mais experiência, possam transmitir e partilhar com os mais novos o seu percurso, as nossas tradições e a nossa identidade”.

“Em tempos particularmente exigentes, assumimos, desde a primeira hora, o lema – e este investimento é um tributo a esse lema – de não deixar ninguém para trás, e de, até ao limite das nossas competências e dos nossos recursos, tentarmos acudir a todos, sobretudo àqueles que estão em situação de maior fragilidade”, afirmou Vasco Cordeiro.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top