Home / Politica / “Coesão regional é o grande desígnio do PS”, afirma Vasco Cordeiro
“Coesão regional é o grande desígnio do PS”, afirma Vasco Cordeiro

“Coesão regional é o grande desígnio do PS”, afirma Vasco Cordeiro

Na ilha Graciosa, o Presidente do PS/Açores reafirmou que, na próxima legislatura, pretende lançar um programa de mobilidade elétrica e continuar a apostar numa coesão regional de “atos e não apenas de palavras”.
Vasco Cordeiro discursava num jantar comício com sala lotada, na ilha Graciosa.

O líder dos socialistas Açorianos reiterou a proposta do PS/Açores de lançamento, na próxima legislatura, de um “programa de apoio à mobilidade elétrica”, abrangendo as “viaturas da administração regional, as viaturas de transporte coletivo de passageiros e as viaturas privadas, para reduzir os custos para as famílias e empresas na aquisição de combustíveis, melhorar o equilíbrio global de consumo de energia na região e contribuir para um bom ambiente, diminuindo as emissões de CO2 e melhorando a performance ambiental no setor dos transportes”.

Vasco Cordeiro defendeu uma linha estratégica fundamental de coesão, “não apenas de discursos, mas de ações práticas”, exemplificando com a construção da creche na Graciosa.

“Ao criarmos esta creche na Graciosa, estamos a dar uma oportunidade aos jovens casais desta ilha de aceder a um serviço ao qual têm todo o direito e do qual não devem estar privados, por viverem na Graciosa; quando criamos medidas de fomento de investimentos, de criação de infraestruturas, de majoração de apoios, de apoio às respostas sociais, estamos a construir essa nossa coesão. Qualquer Açoriano, viva ele onde viver, deve ter acesso na sua infância, na sua juventude ou em fases mais adiantadas da sua vida, aos mesmos serviços, aos mesmos apoios, à mesma dignidade e aos mesmos direitos. Isso é fundamental para termos uma Região coesa, como é o desígnio do PS”, realçou.

O Presidente do PS/Açores propôs, ainda, a “implementação de um apoio técnico à adega cooperativa da Graciosa e a constituição de um centro de acabamento de bovinos, de forma a melhorar o rendimento dos agricultores Graciocenses”, medidas que pretende implementar na próxima legislatura, caso os Açorianos depositem no PS a sua confiança.

O líder dos socialistas Açorianos frisou que este Governo dos Açores do PS já iniciou a requalificação da adega cooperativa da Graciosa e já investiu no matadouro da ilha, obras que estão a decorrer, propondo agora “apoiar a adega na constituição de uma equipa de apoio técnico quanto à gestão, à produção, à comercialização de produtos” e “apoiar a constituição de um centro de acabamento de bovinos, que possa melhorar o rendimento dos agricultores Graciocenses”, numa “abordagem integrada”.

Lembrando que os últimos quatro anos foram “desafiantes”, muito “por culpa de um Governo da República do PSD e do CDS-PP que a única coisa que fez foi descarregar austeridade em cima das famílias e em cima das empresas Açorianas”, Vasco Cordeiro recordou que “foi a nossa Autonomia que nos permitiu estabelecer a nossa Via Açoriana, que nos permitiu reduzir impostos, aumentar apoios sociais, indo até ao limite das nossas competências e dos nossos recursos, quando no resto do país não foi assim” e sublinhou que temos hoje “sinais encorajadores deste trajeto, como é exemplo a diminuição da nossa taxa de desemprego”.

Vasco Cordeiro alertou, também, para os “discursos e notícias de algumas sondagens” que darão a ideia de que “o PS já terá ganho estas eleições e que agora é preciso votar em partidos mais pequenos ou até mesmo não ir votar”, alertando para o “perigo de se pensar assim” e lembrando que “só contam os votos que efetivamente entrarem na urna a 16 de outubro”.

“Se cada um dos Açorianos que pensa em ir votar no PS achar que não deve ir votar ou que deve votar noutro partido, então a maior certeza que podemos ter é que o PS perderá estas eleições”, realçou Vasco Cordeiro, apelando a todos para que se mobilizem e votem no PS/Açores, no próximo dia 16 de outubro.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top