Home / Cultura / Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade” está a decorrer na Santa Casa da Misericórdia das Velas (c/áudio)
Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade” está a decorrer na Santa Casa da Misericórdia das Velas (c/áudio)

Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade” está a decorrer na Santa Casa da Misericórdia das Velas (c/áudio)

O Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade” teve início esta quarta-feira e decorre ao longo do dia de hoje na Santa Casa da Misericórdia das Velas.

Um colóquio que ocorre na sequência da parceria mantida pela Universidade dos Açores, através do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), com a Santa Casa da Misericórdia das Velas.

Uma parceria que se estende desde 2011 e que este ano pretende debater uma temática que tem como objetivo principal promover e aprodundar uma reflexão critica em torno dos domínios da formação identitária dos Açores e da Madeira.

Na sessão de abertura, Frederico Maciel, provedor da Misericórdia das Velas, salientou que este colóquio se destina a analisar percursos que constituem a identidade de cada um dos arquipélagos.

Para Frederico Maciel este é um ano especial para São Jorge acolher um Colóquio com este tema, tendo em conta que este ano foi dado um importante passo na história e identidade da ilha, com a classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera.

Já a Coordenadora do CHAM Açores, Margarida Machado, afirmou que a ideia é promover, acima de tudo, uma reflexão critica sobre a formação dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Presente nesta sessão de abertura esteve também o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses começou por enaltecer a diversidade insular que caracteriza estes dois arquipélagos, destacando o papel da Santa Casa da Misericórdia das Velas ao acolher mais este Colóquio.

Na sua intervenção o Secretário Regional da Educação e Cultura enalteceu vários pontos da história da São Jorge, destacando a qualidade histórica da ilha para acolher um Colóquio como este.

O Colóquio “Açores e Madeira: Percursos de memória e identidade”, que conta com um vasto leque de oradores, decorre ao longo de dois dias em São Jorge, tendo começado esta quarta-feira e terminando hoje, sendo que no dia dois de julho será na Casa da Madeira nos Açoresm em Ponta Delgada, que encerrará este colóquio.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top