Home / Destaque / “Com a abertura de novos mercados a produção do queijo São Jorge tem margem para crescer”, afirmou Ricardo Serrão Santos
“Com a abertura de novos mercados a produção do queijo São Jorge tem margem para crescer”, afirmou Ricardo Serrão Santos

“Com a abertura de novos mercados a produção do queijo São Jorge tem margem para crescer”, afirmou Ricardo Serrão Santos

Ricardo Serrão Santos, candidato socialista às eleições do próximo dia 25 de Maio, visitou esta manhã a cooperativa dos Lourais e da Finisterra no concelho da Calheta.

Ricardo Serrão Santos aproveitou estas visitas para “tomar conhecimento e comunicar com este setor”, que considerou como “muito importante”, estudando as “melhores formas de interagir no futuro, enquanto eurodeputado”.

Ricardo Serrão Santos destacou que “o queijo S. Jorge é uma bandeira não apenas dos Açores, mas também de Portugal”.

Para o candidato ao Parlamento Europeu, o setor dos lacticínios “tem demonstrado não só capacidade técnica, mas também capacidade de exportação”, podendo “beneficiar de algumas novas medidas e iniciativas que estão no âmbito da União Europeia, como por exemplo a abertura dos mercados para os Estados Unidos e para o Canadá”.

A este respeito, Ricardo Serrão Santos frisou que “apesar das restrições no âmbito do controlo alimentar que impedem a exportação para os Estados Unidos, uma cooperativa de São Jorge exporta 40% da sua produção para o Canadá”.

O candidato considerou que “neste momento, o queijo de S. Jorge está prejudicado pelas quotas de produtos estrangeiros que esses países podem receber”.

“Se esse mercado for aberto e for mais liberalizado, poder-se-á aumentar a capacidade de exportação de queijo S. Jorge e de outros produtos, contribuindo naturalmente para uma economia mais sólida nos Açores”, salientou Ricardo Serrão Santos.

PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top