DestaqueEventosLocal

Começam hoje as Festas de Rosais 2019 – April Ivy e Nuno Ribeiro são cabeças de cartaz (c/áudio)

 

Começa esta quarta-feira, dia 14 de agosto, a Festa de Rosais 2019, em honra de Nossa Senhora do Rosário. Esta é uma festa que veio ganhando algum nome ao longo dos anos e que já está inserida nos grandes cartazes do triângulo, seja através da sua vertente profana ou da sua sua vertente religiosa. A Festa de Rosais decorre, assim, de 14 a 18 de agosto, começando esta quarta-feira e terminando no domingo.

A RL Açores esteve esta quarta-feira à conversa com João Paulo Oliveira, membro da Comissão Fabriqueira da Paróquia dos Rosais, que é quem organiza a Festa, que garantiu que está tudo preparado para o arranque das festividades pelas 17h30 com a Tourada à corda.

Este ano são cabeças de cartaz April Ivy e Nuno Ribeiro, sendo que João Paulo Oliveira considera que a organização tenta agradar aos diferentes tipos de público.

Ao palco principal da festa além de Nuno Ribeiro, na sexta-feira, e April Ivy, no sábado, vão ainda subir o comediante Serafim, a Banda Passos Pesados e a banda local BD e para terminar, no domingo, Ruth Marlene.

A nível de DJs, este ano fazem cartaz na Festa dos Rosais os DJs Soulsky, Kaya e Tigue.

O ponto alto da festa ocorre precisamente esta quinta-feira, dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Rosário, com missa em honra da Padroeira pelo meio dia e Procissão pelas 19h.

De acordo com a organização da festa, está tudo preparado em conjunto com a vovente da Festa para este dia maior da freguesia dos Rosais.

João Paulo Oliveira diz mesmo que todos são bem-vindos a esta Festa que ocorre numa altura em que são também muitos os emigrantes de visita à terra que os viu nascer

O orçamento da festa dos Rosais este ano ronda os 40 mil euros e que é suportada pelos patrocinadores, pelo peditório que é feito pela freguesia e pelas receitas das tascas e do restaurante da festa.

Mas mesmo perante tudo o que é bom nesta festa não faltam, claro, alguns constrangimentos, e a principal crítica vai dirigida uma vez mais ao Governo Regional e à SATA em particular, devido aos preços das passagens, que João Paulo Oliveira denominou mesmo de “preços astronómicos”.

As Festas de Rosais têm então início esta quarta-feira, dia 14, com a Tourada à Corda, com Touros da Ganadaria de Gabriel Azevedo, pelas 17h30 no Largo do Cemitério. Pelas 21h30 haverá Desfile de Motards, pelas 22h Desfile de Marchas e pelas 23h Cantoria ao Desafio com os Cantadores Bruno Oliveira, José Eliseu, Fábio Ourique e Marcelo Dias. Às 00h30 Espetáculo musical com os BD e a encerrar a noite o DJ Soulsky.

Destaque ainda no programa da festa para os próximos dias para a realização de mais uma tourada no sábado, dia 17 de agosto, com Touros de Álvaro Amarante, para os Folclores, e ainda para a realização do II Trail Run de Rosais.

De salientar que durante todos os dias estará a funcionar no recinto da festa um Restaurante em regime de Self-service.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

 

Pode consultar o programa da festa em: https://www.facebook.com/RosaisAMelhorFestaDoVerao/photos/pcb.1527855157339630/1527854517339694/?type=3&theater

Comment here