DestaqueLocalPolitica

Comerciantes de S.Jorge há mais de duas semanas sem receber mercadorias por avaria de navio dos TMG – António Pedroso questiona Governo (c/áudio)

Os comerciantes de S. Jorge estão há mais de duas semanas sem receber mercadorias, “com todos os constrangimentos económicos e sociais que essa situação provoca” – quem o diz é António Pedroso.

O deputado do PSD Açores questionou esta quinta-feira o Governo regional sobre a avaria num dos navios da TMG, estando o outro navio a realizar serviço no Grupo Ocidental, algo que tem gerado graves constrangimentos económicos para a ilha de São Jorge.

No requerimento em causa, António Pedroso afirma que “nesta altura em que se aproxima o Natal, período em que os comerciantes têm uma oportunidade de aumentarem o seu rendimento, estes mesmos empresários e comerciantes vêem-se impedidos de receberem a mercadoria atempadamente, o que se traduz, também, num prejuízo para os jorgenses, na medida em que ficam privados de bens de primeira necessidade, como aconteceu nas últimas semanas”.

De acordo com António Pedroso, “os Transportes Marítimos Graciosenses têm tido um importante papel nas ligações do Grupo Central, nomeadamente entre a ilha Terceira e São Jorge, com habituais paragens nos portos de Calhetas e Velas”.

No entanto, de acordo com o parlamentar “esta companhia – que atualmente, é o único operador no transporte direto de mercadorias entre Graciosa, Terceira e São Jorge – não tem conseguido cumprir com as viagens programadas, por avaria num dos navios e por o outro ter ido fazer viagens extraordinárias ao grupo ocidental”.

António Pedroso questionou, assim, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas de forma a perceber se a responsável tem ou não conhecimento desta situação de falta de transporte de mercadorias para São Jorge e que mecanismos foram ou serão acionados para solucionar este problema.

PSD Açores/LA/RL Açores

Comment here