Home / Açores / Comissariado dos Açores para a Infância dá os primeiros passos, revela Andreia Cardoso
Comissariado dos Açores para a Infância dá os primeiros passos, revela Andreia Cardoso

Comissariado dos Açores para a Infância dá os primeiros passos, revela Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Ponta Delgada, que o Comissariado dos Açores para a Infância está em processo de operacionalização, devendo começar a trabalhar em breve.

“É com enorme satisfação que podemos hoje dizer que cumprimos um compromisso que assumimos com todos vós, mas, naturalmente, também com todos os Açorianos, designadamente com as crianças e jovens desta Região”, afirmou Andreia Cardoso, que falava na abertura de uma formação dirigida aos elementos das comissões de proteção de crianças e jovens instaladas no arquipélago.

Andreia Cardoso salientou que o Comissariado é “um projeto fundamental na afirmação da Autonomia regional” e na assunção daquelas que são as responsabilidades do Governo dos Açores na promoção dos direitos das crianças.

“É um projeto que reconhece as especificidades da nossa Região, daí que tenhamos diligenciado no sentido de garantir uma resposta de proximidade”, frisou.

Na sua intervenção, a Secretária Regional frisou que, além do apoio direto às comissões instaladas na Região ao nível da formação e informação, cabe ao Comissariado dos Açores para a Infância o desenvolvimento de “uma abordagem uniforme e consistente que defina papéis e responsabilidades”.

“O Comissariado trabalhará uma moldura comum, que proporcione uma comunicação respeitosa, a qual, por sua vez, irá contribuir para uma intervenção cada vez mais atempada e eficaz em todos os casos em que crianças e/ou jovens corram risco de abuso ou negligência”, afirmou Andreia Cardoso.

A nomeação de Isabel Almeida Rodrigues para o cargo de Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância foi hoje publicada em Jornal Oficial.

Isabel Rodrigues é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e em Ciências Sociais, com especialização em Família, Envelhecimento e Políticas Sociais, pela Universidade dos Açores.

Foi coordenadora e formadora do Núcleo de Formação dos Açores da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, tendo sido também representante do Governo Regional nesta Comissão e na Comissão Executiva do Projeto ‘Velhos Guetos Novas Centralidades’, do Instrumento Financeiro Europeu.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top