Home / Açores / Comités de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Rural reúnem na Terceira
Comités de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Rural reúnem na Terceira

Comités de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento Rural reúnem na Terceira

Os Comités de Acompanhamento do PRORURAL e do PRORURAL+ reúnem quinta e sexta-feira, respetivamente, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, para análise da execução do anterior Programa de Desenvolvimento Rural e da implementação do atual nos Açores.

Estes comités de acompanhamento, criados para cada Programa de Desenvolvimento Rural após a sua aprovação pela Comissão Europeia, têm a responsabilidade de certificar a eficácia da execução destes programas na Região, sendo consultados sobre os critérios de seleção das operações a financiar.

Avaliam ainda, periodicamente, os resultados da execução face aos objetivos fixados para cada eixo e analisam previamente o relatório de execução anual enviado à Comissão Europeia, podendo também propor à Autoridade de Gestão eventuais ajustamentos ou a revisão do programa, no âmbito dos objetivos do FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

O 9.º Comité de Acompanhamento do PRORURAL, que vigorou no anterior período de programação financeira, reúne quinta-feira e tem como objetivo fazer uma análise ao desempenho do programa em 2014 e à sua execução até 30 de abril deste ano.

Na sexta-feira, o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, preside à abertura dos trabalhos do 1.º Comité de Acompanhamento do PRORURAL+, aprovado pela Comissão Europeia para o período 2014-2020.

Nesta reunião, o Comité de Acompanhamento do PRORURAL+ deverá aprovar os critérios de seleção das medidas e submedidas do novo programa.

Nas duas reuniões, além da Diretora Regional do Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, enquanto Autoridade de Gestão, e de vários departamentos do Governo dos Açores, participam também representantes de diversas entidades, nomeadamente da Comissão Europeia, da Federação Agrícola e da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, da Aflorestaçores e de departamentos do Ministério da Agricultura e Mar, do IFAP e das inspeções gerais de Finanças e de Agricultura.

Nos trabalhos participam ainda Grupos de Ação Local, a Universidade dos Açores, a Federação Minha Terra, a UMAR – Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres, a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, a Associação Ecológica Amigos dos Açores, a Azorica-Associação de Defesa do Ambiente e a Autoridade de Gestão do PO2020.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top