Ultimas
Home / Destaque / Confraria do Queijo de São Jorge distinguida no parlamento regional pelos seus 25 anos (c/áudio)
Confraria do Queijo de São Jorge distinguida no parlamento regional pelos seus 25 anos (c/áudio)

Confraria do Queijo de São Jorge distinguida no parlamento regional pelos seus 25 anos (c/áudio)

Na manhã desta quinta-feira o deputado socialista eleito por São Jorge apresentou um voto de congratulação relativo ao aniversário da Confraria do Queijo de São Jorge que celebrou em novembro de 2016 25 anos de existência.

Um voto que foi aprovado por unanimidade e que foi ainda extensível aos prémios conquistados pelo Queijo de São Jorge no final de 2016.

No voto de congratulação apresentado, André Rodrigues destacou o papel da Confraria.

A Confraria do Queijo São Jorge é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como seu principal objetivo a defesa, a promoção e a dignificação do termo Denominação de Origem Protegida Queijo São Jorge (DOP), bem como da Região Demarcada onde é produzido o leite utilizado no queijo.

O processo de certificação do Queijo São Jorge – DOP é realizado através de prova sensorial, e para tal a confraria dispõe de um painel de provadores, devidamente qualificado e treinado. O processo de controlo é feito principalmente através de auditorias e análises periódicas às três cooperativas produtoras de Queijo São Jorge.

Ora, o deputado do PS enalteceu desta forma os prémios alcançados pelo queijo de São Jorge em diversos concursos no final do ano de 2016.

Coube e Luís Maurício, da bancada do PSD, associar-se a este voto na ausência de António Pedroso, de forma a enaltecer também a qualidade do queijo de São Jorge, um produto que promove a imagem dos Açores.

Na congratulação que foi aprovada por unanimidade, André Rodrigues reconheceu ainda que o percurso necessário da reestruturação das unidades de transformação, para cumprir as exigências do mercado alimentar, da certificação, do controlo de qualidade e dos desafios da comercialização, e distribuição, não vieram alterar a qualidade do produto de excelência e de sabor único, tal como referiu o parlamentar.

O deputado socialista eleito por São Jorge acrescentou ainda que face aos novos desafios com que o queijo de São Jorge se confronta, “é necessário continuar a garantir a qualidade do leite, a qualidade e a eficiência das salas de produção, uma gestão eficiente de forma a garantir os níveis de confiança de todos, e redobrar esforços na comercialização”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top