DestaqueLocal

Conselho de ilha concorda com investimentos previstos para São Jorge, mas diz que, mais uma vez, fica muito por fazer (c/áudio)

No passado mês de outubro o Conselho de Ilha de São Jorge foi chamado a dar parecer sobre a Anteproposta do Plano Regional Anual para 2020 no que aos investimentos para a ilha de São Jorge dizem respeito. O órgão deu parecer favorável aos investimentos na sua generalidade, lamentando, no entanto, que existam investimentos que estão por concretizar há muito tempo e que mais uma vez não vêm explanados no Plano para 2020.

Agora, esta quarta-feira, o Conselho de Ilha voltou a reunir-se para dar parecer à Proposta do Plano Regional Anual para 2020, sendo que desta feita os conselheiros continuam a emitir um parecer positivo ao documento, mas lamentam que o Governo não tenha tido em conta as ressalvas feita no parecer à Anteproposta, tal como referiu Isabel Teixeira, a presidente do Conselho de Ilha.

A Presidente do Conselho de Ilha, em declarações à RL Açores, disse mesmo que há investimentos que não foram concretizados ao longo dos anos e que estavam inscritos nos planos, não percebendo o porquê de estes não serem executados.

O investimento previsto para a ilha de São Jorge em 2020 é pouco superior a 55 milhões de euros, mas para o Conselho de Ilha peca pela falta de verbas para obras como a Proteção da Orla Marítima da Fajã das Pontas e da Fajã da Caldeira de Santo Cristo, para a criação de um Gabinete de Apoio à Reserva da Biosfera, algo que permitiria a criação de postos de postos de trabalho. Ficam ainda a faltar investimentos como a construção de um novo Matadouro, uma obra de “extrema importância” e que, embora continuamente discutida pelo Conselho de Ilha, permanece fora dos investimentos previstos por parte do Governo Regional. Outro ponto que carece de investimento no Plano para o próximo ano e que é dos mais preocupantes para o Conselho de Ilha é a melhoria das acessibilidades aéreas e marítimas.

O Plano e Orçamento da Região para 2020 será discutido e votado no final deste mês na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

Comment here