Home / Açores / Conselho de Juventude dos Açores apoia orientação política do Governo na área da juventude
Conselho de Juventude dos Açores apoia orientação política do Governo na área da juventude

Conselho de Juventude dos Açores apoia orientação política do Governo na área da juventude

O Conselho de Juventude dos Açores, órgão consultivo do Governo dos Açores nesta área, esteve hoje reunido em Ponta Delgada para apreciar a Anteproposta de Plano de Investimentos para 2019.

“Constatamos uma concordância genérica dos conselheiros à nossa orientação política e aos programas que materializam essa ação, sem prejuízo de vários alertas, sugestões e preocupações que foram referidas, sempre numa perspetiva de valorizar e criar instrumentos de apoio à juventude açoriana”, afirmou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, em declarações no final da reunião.

“Definimos como eixos centrais das propostas para 2019 a cidadania e participação cívica, o fomento da formação e o incentivo à mobilidade e, nesse âmbito, explicámos detalhadamente as várias medidas e programas que serão implementados no decorrer de 2019”, salientou Berto Messias.

“É fundamental para nós ouvir e ter a participação deste Conselho nas definições da nossa política e o que verificamos nesta partilha de ideias e de sugestões é que, independentemente da opinião e perspetiva de cada organização aqui representada, há um traço comum a todos, que é a valorização da juventude na construção do futuro dos Açores”, acrescentou.

Além da apreciação do Plano de Investimentos para 2019, o Conselho discutiu também o programa de voluntariado jovem ‘Tu Fazes a Diferença’, a estratégia formativa da ‘Academia J’ e o novo regime de enquadramento das políticas de juventude da Região.

Nesta reunião foram também eleitos os representantes do Conselho de Juventude em vários organismos.

Para a Comissão de Apreciação dos pedidos de apoio para a juventude foram eleitos Bruna Melo, da associação juvenil ICHTUS, e Otávio Andrade, da Associação Unojovens.

Para o Comissariado dos Açores para a Infância foi eleito João Tavares, do CNE – Corpo Nacional de Escutas.

Leonardo Sousa, da associação Solidaried’arte, foi eleito como representante do Conselho de Juventude na Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Políticas Sociais e Sandra Correia, da central sindical CGTP, foi a escolhida para representar o Conselho de Juventude no Conselho Económico e Social dos Açores.

 

 

 

GaCS/RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top