AçoresDestaqueLocal

Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural realiza-se a 13 e 14 de fevereiro, em São Jorge

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou esta segunda-feira que o Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (CRAFDR) vai reunir-se a 13 e 14 de fevereiro, nas Velas, em São Jorge.

A reunião, que será presidida por João Ponte, conta com a participação de 52 conselheiros de todas as ilhas dos Açores e vai analisar os setores do leite e da carne, a área da diversificação agrícola, o setor florestal, o desenvolvimento da agricultura biológica, os programas de apoio ao setor e as infraestruturas agrícolas.

Os conselheiros vão ainda pronunciar-se sobre o POSEI, o PRORURAL+, o VITIS e a Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021 – 2027, entre outros assuntos.

O programa deste Conselho Regional inclui ainda, a 14 de fevereiro, uma visita à Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo, que comemora este ano o 76.º aniversário e produz queijo de São Jorge DOP e do Topo.

O CRAFDR é um órgão de natureza consultiva que se destina a apoiar o titular da pasta da Agricultura e Florestas na formulação das linhas gerais de ação nos setores da competência do departamento que dirige, assegurando o diálogo e a cooperação com entidades e organizações de âmbito regional.

Além de elementos dos vários departamentos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, integram este Conselho representantes dos parceiros sociais, nomeadamente das organizações representativas dos agricultores açorianos e industriais do setor, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e da Universidade dos Açores.

Neste órgão têm também assento representantes do setor cooperativo, da agricultura biológica, das associações florestais, das associações de desenvolvimento local, da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) e da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

A anterior reunião do CRAFDR decorreu a 6 de fevereiro de 2019, na ilha Graciosa.

GaCS/RL Açores

Comment here