Home / Açores / Construção dos novos matadouros da Graciosa e Faial conclui rede regional de abate, anuncia Vasco Cordeiro
Construção dos novos matadouros da Graciosa e Faial conclui rede regional de abate, anuncia Vasco Cordeiro

Construção dos novos matadouros da Graciosa e Faial conclui rede regional de abate, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou esta segunda-feira que a construção em curso dos novos matadouros das ilhas Graciosa e Faial vai permitir concluir a rede regional de abate, um investimento fundamental para reforçar a competitividade do setor da carne na Região.

“Esta componente da intervenção em infraestruturas, com investimentos que estão em curso de cerca de 15 milhões de euros, é um aspeto fundamental para o setor da carne”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter visitado as obras de construção do novo matadouro da Graciosa.

No início da visita estatutária a esta ilha, o Presidente do Governo, que adiantou que estão também a decorrer obras nos matadouros de São Miguel e da Terceira, salientou que a competitividade do setor passa, também, por outras componentes, como melhorar a gestão dos instrumentos que estão disponíveis, caso do POSEI.

“O Governo reforçou a partilha com os parceiros de informação quanto ao número de animais que são abatidos mensalmente, de forma a permitir que os próprios produtores possam aferir melhor a gestão das suas explorações e dos benefícios que podem retirar em termos de prémios europeus”, frisou.

“Uma terceira componente tem a ver com a concertação entre os vários intervenientes deste setor, de forma a garantir uma maior competitividade e melhores condições para que toda a fileira esteja apta a enfrentar os desafios de um setor de importância crescente na nossa Região”, disse Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas.

Segundo o Presidente do Governo, os transportes é outras das áreas em que o Executivo está a trabalhar, uma componente de grande importância para esta fileira, com o objetivo de reduzir o máximo possível o tempo que medeia entre o abate e a chegada do produto ao consumidor final.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top