Home / Destaque / Cooperativas de São Jorge receberam auditorias da APCER e do FDA com objetivo de garantir requisitos de segurança alimentar (c/áudio)
Cooperativas de São Jorge receberam auditorias da APCER e do FDA com objetivo de garantir requisitos de segurança alimentar (c/áudio)

Cooperativas de São Jorge receberam auditorias da APCER e do FDA com objetivo de garantir requisitos de segurança alimentar (c/áudio)

De forma a verificar se cumprem as normas e requisitos de segurança alimentar, as unidades fabris de São Jorge receberam recentemente duas auditorias, uma da APCER, a associação portuguesa de certificação, e outra do órgão americano FDA que é responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos.

Auditorias que se revelaram sempre bastante positivas para a certificação e consequente comercialização do queijo de São Jorge nos diversos mercados.

Desde 2016 que as três cooperativas de São Jorge, Lourais, Finisterra e Uniqueijo têm uma certificação conjunta que foi agora renovada pela auditoria da APCER.

Quanto à auditoria do FDA, realizada apenas à Finisterra, prende-se com a verificação dos requisitos de segurança alimentar, tal como explicou Lena Amaral, Gestora de qualidade de segurança alimentar das três cooperativas.

Dada a dimensão da União de Cooperativas e o nível de exportação do queijo de São Jorge, estas auditorias e respetivas certificações são obrigatórias e importantes para a entrada nos diversos mercados.

As auditorias revelaram-se bastante positivas, segundo Lena Amaral.

A gestora de qualidade de segurança alimentar adiantou ainda que há possibilidade de haver em breve uma auditoria pelo Instituto Halál, de forma a certificar o queijo de São Jorge para que possa ser consumido por muçulmanos, abrindo assim a hipótese de entrada num novo mercado.

Liliana Andrade/RL AÇores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top