Corporações de bombeiros dos Açores já possuem todas verbetes eletrónicos

O Secretário Regional da Saúde concluiu na sexta-feira, nas Velas, em S. Jorge, o processo de dotação de todas as corporações de bombeiros dos Açores com equipamentos que permitem desmaterializar o verbete em papel no ambiente pré-hospitalar.

Luís Cabral, que falava na cerimónia de entrega de três ‘tablets’ à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários das Velas, salientou que esta ação é mais uma concretização da estratégia do Governo Regional de “aplicar medidas de administração inteligente”.

“Este modesto gesto encerra mais um compromisso do Governo dos Açores, neste caso, o de dotar todas as ambulâncias de socorro em todas as corporações de bombeiros dos Açores e respetivas secções destacadas com equipamentos digitais interativos”, frisou.

Num investimento para toda a Região de cerca de 30 mil euros que permitiu a aquisição de 80 equipamentos, a partir de hoje todas as viaturas de socorro pré-hospitalar estão dotadas com dispositivos multifunções que permitem efetuar o verbete informatizado e possibilitam aceder de forma fácil e rápida aos protocolos de atuação.

Esta medida vai possibilitar também a transmissão de imagens em tempo real, assim como o envio de dados clínicos para a Unidade de Saúde antes da chegada do doente, possibilitando aos profissionais de saúde acesso e conhecimento de forma antecipada ao seu estado clinico.

Luís Cabral frisou que estes equipamentos permitirão uma “futura de interação com o Sistema Integrado de Atendimento e Despacho”, garantindo a localização em tempo real das equipas no terreno, através do sistema GPS.

Este investimento permite também a diminuição de encargos financeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários na aquisição dos verbetes em papel.

“O investimento na área da emergência médica tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos últimos três anos, estando a Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, cada vez mais empenhada em dotar as nossas corporações e respetivos bombeiros das condições necessárias para garantir a segurança dos Açorianos, assim como as condições de trabalho dos operacionais”, afirmou Luís Cabral.

GaCS/RL Açores