Home / Saude / Curso de MRMI é “mais-valia para os Açores” e resultado de “bom entendimento entre Governos Regionais”, afirma Luís Cabral
Curso de MRMI é “mais-valia para os Açores” e resultado de “bom entendimento entre Governos Regionais”, afirma Luís Cabral

Curso de MRMI é “mais-valia para os Açores” e resultado de “bom entendimento entre Governos Regionais”, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde disse este domingo, na Praia da Vitória, que a realização do curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) nos Açores é uma “verdadeira mais-valia, não só na área da saúde para situações de exceção, como é uma verdadeira prova de entendimento entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”.

Luís Cabral, que falava na cerimónia de abertura do segundo período do curso de MRMI, iniciativa que contou com a presença do Secretário Regional da Saúde da Madeira, destacou a colaboração do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) na realização desta formação.

O Secretário Regional referiu que este curso coloca em prática uma “vontade expressa” recentemente por ambos os Governos Regionais, na visita que o Presidente do Governo Regional da Madeira fez aos Açores, a convite de Vasco Cordeiro, no sentido de “estreitar os laços entre povos irmãos” e desenvolver “protocolos de entendimento, de formação e de aprofundamento desses laços”.

“É com enorme satisfação que vejo na área da saúde um dos primeiros atos de formalização desses protocolos de entendimento que foram assinados há cerca de duas semanas”, frisou.

“Estamos hoje aqui também a concretizar algo que foi um manifesto importante de ambos os Governos Regionais no sentido de estarmos mais próximos e respondermos em conjunto aos novos desafios que se avizinham”, acrescentou Luís Cabral.

O Secretário Regional disse ainda que, através da visita do Secretário Regional da Saúde da Madeira, no âmbito deste curso, se “pretendem encontrar novos pontos de contacto para que o relacionamento entre ambas as Regiões Autónomas seja fortalecido noutras áreas”.

Na sua intervenção, Luís Cabral frisou que as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira poderão ser “um excelente exemplo de qualidade nas áreas de intervenção e catástrofe” para o resto do país, acrescentando que, com a ajuda de todos os futuros formadores, “seremos um exemplo nacional do resultado de um bom espirito de colaboração entre Regiões”.

O Curso MRMI realizado pela Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), contou com a equipa de formadores do Madeira International Disaster Training Centre (MIDTC).

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top