Home / Politica / Deputados do PS na Assembleia da República discutem CETA em Ponta Delgada
Deputados do PS na Assembleia da República discutem CETA em Ponta Delgada

Deputados do PS na Assembleia da República discutem CETA em Ponta Delgada

O presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, vai participar no debate “CETA (Acordo Comercial União Europeia/Canadá) – Desafios e Oportunidades para os Açores”, que terá lugar no dia 15 de maio, às 18 horas, no Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.

Trata-se de uma iniciativa dos deputados do PS eleitos pelos Açores na Assembleia da República, Carlos César, João Castro e Lara Martinho, a quem cabe a moderação do debate.

Os deputados socialistas açorianos têm-se batido pela aplicação em pleno do CETA no arquipélago e estimam que esta realidade poderá alavancar e dinamizar o comércio externo português, prevendo que o CETA potencie um crescimento das trocas comerciais entre União Europeia e o Canadá na ordem dos 23%.

“Este é um acordo muito importante para Portugal e para os Açores, é importante envolver os açorianos neste debate”, explica a deputada do PS, que tem grande expectativa no que toca, por exemplo, à abertura do mercado canadiano aos laticínios da Região Autónoma dos Açores. “Isto é ainda mais relevante num momento crucial para que se encontrem mercados que permitam escoar o excesso da oferta existente”, explica.

Lara Martinho acredita mesmo que “o CETA é o acordo mais progressivo negociado pela União” e que Portugal tem muito a ganhar com este acordo tendo em conta a sua posição geográfica. “Veja-se o reconhecimento pioneiro por parte do Canadá das Indicações Geográficas Protegidas, ou o sistema judicial para o investimento”, exemplifica. “Assim que entrar em vigor 98% das tarifas aplicadas às exportações europeias para o Canadá desaparecerão”, acrescenta.

O debate contará ainda com a presença de Rui Bettencourt, secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas; Jeffrey Marder, embaixador do Canadá; Mário Fortuna, presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores.

 GI PS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top