Home / Politica / Deputados do PS/Açores na República querem segunda tripulação para a Base das Lajes
Deputados do PS/Açores na República querem segunda tripulação para a Base das Lajes

Deputados do PS/Açores na República querem segunda tripulação para a Base das Lajes

 

Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República questionaram o Ministro da Defesa sobre a solução do Governo para a operacionalidade plena dos dois helicópteros EH-101 Merlin estacionados na Base das Lajes.

Durante a audição com José Alberto Azeredo Lopes, no âmbito da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e Comissão de Defesa Nacional, os parlamentares do PS apontaram a “falta de uma tripulação para o segundo helicóptero EH-101 Merlin”.

Os deputados tiveram em consideração as declarações do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, sobre a formação de pilotos-comandantes que está a decorrer, para depois, questionarem o Ministro da Defesa sobre a data em que “a situação deverá estar resolvida”. Os parlamentares lembraram que em causa estão operações simultâneas ou próximas de evacuações médicas e missões de busca e salvamento.

Os deputados socialistas voltaram a insistir na questão dos constrangimentos da utilização civil do aeroporto das Lajes, solicitando ao Ministro da Defesa um ponto de situação sobre “os vários pontos para resolução já elencados pelo Governo Regional dos Açores”. Para o PS/Açores, a solução dos vários constrangimentos é “determinante para potenciar o desenvolvimento daquela infraestrutura”.

A estratégia do Governo para o património militar em situação de abandono, em particular nos Açores, foi outra questão que os socialistas dos Açores colocaram ao Ministro da Defesa. Consideram que é “preciso preservar, valorizar e rentabilizar o património em situação de abandono”.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top