Descobrir S. Jorge com a Discover Experience Açores (Reportagem)

Dina Nunes, uma jovem jorgense de 27 anos, criou a sua própria empresa de turismo de natureza – a Discover Experience Açores. O que nos tem para oferecer é uma mão cheia de experiências que todos podem fazer, desde que tenham espírito de aventura.

A jovem cresceu numa família que lidava muito com turismo, já que o seu pai possui o café da Fajã dos Vimes e a sua mãe trabalha em artesanato. Dina, quando foi para a Universidade, já sabia que queria voltar e trabalhar em turismo. Tirou o curso de desporto, natureza e turismo ativo e voltou a São Jorge. “Este projeto já vem desde há muito tempo, pois na família lidámos sempre com turismo”, esclarece. E acrescenta “adicionando o facto de sempre ter gostado de desporto decidi apostar nisso”.

No Discover Experience existe um leque de experiências que aproveitam ao máximo tudo o que a natureza de São Jorge tem para nos dar: “Neste momento estamos a desenvolver várias atividades como os percursos pedestres, o canyoning, rappel e escalada e, futuramente, estamos a pensar também fazer costering, observação de aves e depois também teremos o geoturismo, envolvido nos percursos pedestres”. Todas estas atividades envolvem uma grande preparação por parte dos instrutores. Dina explica que “por exemplo, se falarmos em algumas atividades como o canyoning, que é uma atividade na qual as pessoas não têm muita experiência, porque envolve ter de trabalhar com manobras de cordas, ter de trabalhar com a parte psicológica isto porque, por vezes, a trabalhar em cascatas, as pessoas ficam assustadas por causa da força da água e é preciso perceber quais os seus medos para ajudá-las nesse sentido e, claro, ter confiança com o material que se usa”.

S. Jorge é uma ilha com ainda muito para explorar, considera a jorgense. O seu objetivo é explorá-la ao máximo e mostrá-la às pessoas que nos visitam.  Dina acredita que nem mesmo ela, que já fez muitos trilhos, descobriu ainda tudo o que a ilha tem para dar. Diz ainda crer que a ilha de São Jorge é a ilha com mais percursos terrestres dos Açores.

Contudo, este negócio não dura o ano todo, os meses de Inverno são a chamada época baixa e a procura diminui. Portanto, Dina tem de ter um segundo emprego, um plano B, de forma a subsistir nestes meses de frio e mau tempo.

Discover Experience Açores, uma empresa ainda em crescimento, mas já com tanto a oferecer, não precisou de apoios governamentais, está nesta caminhada com o apoio de amigos e o trabalho árduo de que quem acredita que são Jorge é uma ilha que deve ser explorada por jorgenses. A jovem mostra-se cheia de energia, com vontade de correr a ilha de uma ponta a outra e com o objetivo de deixar as pessoas que nos visitam com vontade de voltar.

Catarina Ávila/ RL Açores

Deixe uma resposta