Dia da Europa foi celebrado nas Velas – Jovens mostraram espírito crítico e sentido de consciência sobre a União Europeia (c/áudio)

O hastear das bandeiras da União Europeia, de Portugal e dos Açores ao som dos respetivos hinos marcou o início das celebrações do Dia da Europa na Escola Básica e Secundária das Velas.

Um dia promovido pelo Governo regional e que juntou em São Jorge alunos de todas as ilhas da região.

Este ano as atividades decorreram sob o tema “Açores – Autonomia e Europa 1976/1986/2016”, um tema enaltecido por Rodrigo Oliveira.

Para o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, os Açores acrescentam muito à Europa nas mais diversas áreas.

O programa comemorativo incluiu para além de outras atividades a final do concurso “Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia”.

A reflexão dos jovens açorianos sobre o que mudou na Região nas últimas quatro décadas, o significado da Autonomia e da participação no projeto europeu, os seus benefícios e os desafios que se colocam foram os objetivos desta iniciativa.

Ora e os alunos participantes demonstraram bastante espirito crítico quanto à temática, como foi o caso de Raquel Moreira da Escola Padre Maurício de Freitas, da ilha das Flores, e de Manuel Silva, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no Faial.

A celebração do Dia da Europa pretende acima de tudo fomentar o interesse e a participação dos alunos em atividades relacionadas com a União Europeia, de forma a que ganhem também mais conhecimento sobre as temáticas relacionadas com a União Europeia.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta