Home / Destaque / Dia Mundial da Saúde celebrado pela USI de S.Jorge com a participação da Associação de Diabéticos Açorianos (c/áudio)
Dia Mundial da Saúde celebrado pela USI de S.Jorge com a participação da Associação de Diabéticos Açorianos (c/áudio)

Dia Mundial da Saúde celebrado pela USI de S.Jorge com a participação da Associação de Diabéticos Açorianos (c/áudio)

Celebrou-se esta quinta-feira, dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde que, este ano, foi dedicado à Diabetes.

Em São Jorge, a Unidade de Saúde de Ilha promoveu várias atividades tanto no concelho da Calheta como das Velas, onde foram realizados rastreios de tensão arterial, glicémia. Houve ainda stands dedicados à higienização, à saúde oral e à nutrição.

Num ano em que a Diabetes foi o tema central, a Associação de Diabéticos Açorianos marcou presença na ilha de São Jorge.

A RL Açores esteve à conversa com Fernanda Borba, enfermeira já reformada e presidente da Associação de Diabéticos açorianos, que alertou para a necessidade que há de consciencializar cada vez mais as pessoas para esta doença que é a diabetes, bem como alertas os próprios diabéticos para os comportamentos mais adequados, sendo estes também objetivos da própria associação.

Os hábitos de vida saudáveis passam, claro, por alimentação equilibrada, algo que Fernanda Borba considera que ainda hoje em dia não é tido muito em conta pela população açoriana.

E para falar da alimentação adequada para um diabético esteve presente na sessão dada pela Associação a alguns diabéticos do concelho das Velas, a nutricionista Vanessa Aguiar, que salientou que a alimentação de um diabético não deve ser assim tão diferente da de uma pessoa saudável.

Segundo a nutricionista um diabético deve evitar ao máximo a ingestão de alimentos açucarados e hipercalóricos.

Para Vanessa Aguiar é da máxima importância que a educação alimentar comece desde a infância.

A Associação de Diabéticos Açorianos com sede em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, tem por objetivo a defesa dos interesses dos diabéticos e a sua promoção social, desmistificando a diabetes como doença incapacitante junto dos associados, família e população em geral.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top