Home / Politica / “Diminuição da taxa de desemprego é um dos bons resultados da governação socialista”, salienta Graça Silva
“Diminuição da taxa de desemprego é um dos bons resultados da governação socialista”, salienta Graça Silva

“Diminuição da taxa de desemprego é um dos bons resultados da governação socialista”, salienta Graça Silva

A deputada socialista destacou esta quinta-feira os resultados do Inquérito ao Emprego do 2.º trimestre de 2015 que revelaram que os Açores foram a região com a maior diminuição da taxa de desemprego em termos homólogos.

“Os números agora conhecidos continuam a demonstrar que a Região Autónoma dos Açores está numa fase continua de recuperação de postos de trabalho que garantem aos açorianos melhores condições de vida e realização profissional”, afirmou Graça Silva.

A taxa de desemprego da Região no segundo trimestre de 2015 situa-se nos 11,3%, o que representa um diminuição de 4,7% relativamente ao trimestre homólogo e de 3,6% relativamente ao trimestre anterior. Com este número, os Açores encontram-se abaixo da média nacional que está nos 11,9%.

Para Graça Silva há dois aspetos a salientar: “Em primeiro lugar, esta diminuição do desemprego acontece quando se está a registar um aumento da população empregada desde o início do ano num contexto em que se apura um aumento homólogo da população ativa. E em segundo lugar, este inquérito revela que a taxa de desemprego jovem registou a maior diminuição de sempre, reduzindo no total 7,6% face ao primeiro trimestre de 2015”.

Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística demonstram igualmente que desde 1998 não se verificava valores tão elevados de criação de postos de trabalho. Estes dados fazem com que o número de desempregados seja o menor desde o terceiro trimestre de 2011.

“Estes bons resultados surgem na sequência da governação do Partido Socialista que tem colocado o combate ao desemprego entre os seus principais desígnios. Há ainda muito a fazer para apoiar todos os açorianos que ainda não encontraram trabalho. Mas o caminho que a Região está a seguir dá garantias a todos que tal será possível, bastando para isso ver os mais de cinco mil postos de emprego criados num ano no arquipélago”, concluiu Graça Silva.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top