Home / Saude / Diminuição de Especialistas agrava-se no Hospital da Horta
Diminuição de Especialistas agrava-se no Hospital da Horta

Diminuição de Especialistas agrava-se no Hospital da Horta

O PSD/Açores denunciou que o número de médicos especialistas do Hospital da Horta “tem vindo a diminuir de forma preocupante nos últimos anos”, sendo que o quadro atual daquela unidade de saúde “ronda apenas os 30 médicos”, disse o deputado Jorge Costa Pereira, alertando para o facto preocupante de que “a esmagadora maioria desses médicos já ter mais de 50 anos de idade”, avançou.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata solicita à tutela todos os dados referentes ao quadro de pessoal médico daquela estrutura, mas também quer saber “qual o planeamento, em termos de recursos humanos, que está previsto para suprir as referidas dificuldades”, questiona.

Segundo Jorge Costa Pereira, os últimos anos têm dado lugar “a um verdadeiro esvaziamento de especialistas no Hospital da Horta. Há apenas um Ortopedista e continuam por preencher as vagas em Pneumologia, Ginecologia, Nefrologia e Urologia, o que em muito afeta a capacidade médica da unidade. E pode mesmo comprometer o seu papel no Serviço Regional de Saúde”, alerta.

O deputado acrescenta ainda que “há a informação de que os médicos da Hematologia, da Oncologia e um da Cardiologia terão solicitado a sua aposentação, o que ainda agravará mais esta realidade. O Governo Regional deve assim respostas aos faialenses, dada a instabilidade no corpo clínico do hospital, mas também porque o recurso a médicos especialistas de outras unidades de saúde, que se deslocam à Horta para prestar serviço, está a adquirir contornos de persistência”, concluiu Jorge Costa Pereira.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top