Home / Açores / Direção Regional da Cultura promove “Um mergulho na arqueologia subaquática”
Direção Regional da Cultura promove “Um mergulho na arqueologia subaquática”

Direção Regional da Cultura promove “Um mergulho na arqueologia subaquática”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove esta terça-feira, 29 de agosto, pelas 21h30, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a realização de uma sessão de informação e de sensibilização intitulada “Um mergulho na arqueologia subaquática”.

A iniciativa, que será orientada pelos arqueólogos José Luís Neto e Pedro Parreira, visa dar a conhecer e proteger o património subaquático dos Açores e, em particular, da ilha do Pico.

Apesar de existirem vários naufrágios documentalmente registados ao largo do Pico, o seu número deve ser superior, tendo em conta a quantidade de embarcações que se afundaram ao longo dos séculos nesta zona, pelos mais diversos motivos, sem deixarem registo.

O património subaquático destes sítios arqueológicos é de superior interesse para contar a história da ilha, dos seus antepassados e daqueles que por ela passaram e deixaram memória.

A ligação entre os habitantes do Pico e o mar sempre foi de grande importância para a sobrevivência das suas comunidades, mantendo-se até aos dias de hoje através dos que praticam atividades de pesca, mergulho, caça submarina ou outras atividades relacionadas com a observação de cetáceos.

Preservar o mar e o património arqueológico que ele guarda é, por isso, de fundamental interesse para todos os que desejam saber mais sobre a história da ilha e, através dessa história, criar novas pontes para o presente e para o futuro no âmbito do desenvolvimento económico da sua sociedade.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top