Home / Destaque / Diretor Regional da Agricultura reúne com Associações de Agricultores e Jovens Agricultores de S.Jorge (c/áudio)
Diretor Regional da Agricultura reúne com Associações de Agricultores e Jovens Agricultores de S.Jorge (c/áudio)

Diretor Regional da Agricultura reúne com Associações de Agricultores e Jovens Agricultores de S.Jorge (c/áudio)

O Diretor Regional da Agricultura, Fernando Sousa, reuniu esta quinta-feira com a Associação de Agricultores e de Jovens Agricultores da Ilha de São Jorge, uma reunião onde se debateram as principais preocupações da lavoura na ilha.

Para já, a Direção Regional da Agricultura vai apoiar as explorações agrícolas com o fornecimento de bagacina.

“As principais preocupações das Associações neste momento assentam nos parques de ordenha, na alimentação e nos acessos às explorações, sendo que quanto a isso ficou já acertado que nós vamos apoiar com saibro de imediato, de maneira a fazer face a algumas necessidades principais”, frisou o Diretor Regional da Agricultura.

A situação do leite foi outra das questões debatidas. Apesar de as necessidades não estarem satisfeitas na totalidade no que diz respeito à produção do leite, Fernando Sousa afirma que “há alguma estabilidade” e que as “insatisfações” que podem existir advêm dos desafios que se prendem com o fim das quotas leiteiras ou com o atual preço do leite “que se verifica infelizmente não só na região mas também no exterior”.

O Diretor Regional da Agricultura salientou que o clima que se vive em São Jorge no que respeita ao setor agrícola “é um clima de confiança”, não se verificando, na sua opinião, “grandes apreensões por parte das associações”.

João Sequeira, presidente da Associação de Agricultores, mostrou-se satisfeito com a atenção dada pelo Diretor Regional da Agricultura aos diversos problemas que se fazem sentir no setor agrícola em São Jorge.

“A falta de saibre para as explorações, os caminhos agrícolas, o abastecimento de água, o problema do preço do leite em São Jorge que por ser baixo se traduz em escassos rendimentos e por consequência um menor poder de compra e menos dinheiro a circular”, foram algumas das preocupações levadas por João Sequeira à reunião mantida com o Diretor Regional.

O presidente da Associação de Agricultores afirmou que é preciso lutar para uma maior valorização do produto.

“É preciso fazer perceber à parte produtiva e a quem nos compra aquilo que nós produzimos, que nós estamos a produzir um produto de qualidade, tanto na área do leite como na área da carne”, advertiu João Sequeira.

O Presidente da Associação acredita que são os produtores e os jorgenses em geral “que têm de lutar para que isto seja divulgado e para que as pessoas acreditem realmente no valor do nosso produto”.

João Sequeira considerou ainda “fundamental” um aumento da produção do leite.

De salientar que no decorrer desta reunião a Direção Regional de Agricultura e a Associação de Agricultores da Ilha de S. Jorge acordaram na celebração de um protocolo de cooperação ao nível do despiste de doenças em bovinos.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top