DesportoDestaqueLocal

Diretor Regional do Desporto destaca importância do Centro de Treino de Judo de São Jorge

O Diretor Regional do Desporto sublinhou na sexta-feira, nas Velas, a elevada qualidade das instalações do Centro de Treino de Judo de São Jorge (CTJSJ) e o seu contributo para a promoção do desenvolvimento desportivo regional nesta modalidade, mas também para a promoção de uma imagem de excelência do desporto nos Açores a nível nacional e internacional.

António Gomes salientou que são realizados com regularidade neste espaço os estágios de preparação para os Jogos das Ilhas, que permitem aos melhores atletas regionais em idade de formação usufruírem de condições de treino e preparação idênticas aos atletas de Alto Rendimento que residem em São Jorge e beneficiar do contato direto com eles e com os seus treinadores.

O Diretor Regional referiu ainda que têm decorrido anualmente atividades em parceria entre o Serviço de Desporto de São Jorge e o Judo Clube de São Jorge, nomeadamente o ‘Azores Training Camp’, uma atividade direcionada para os escalões etários jovens, onde esteve presente, para além de vários clubes regionais e da seleção regional de cadetes, a seleção nacional de cadetes.

Esta atividade, que já teve duas edições, tem enquadrado cerca de 100 atletas em cada ano e tem contado com a presença de treinadores locais, nacionais e estrangeiros de elevada graduação e prestígio.

Inaugurado a 09 de outubro de 2017, o CTJSJ é um espaço privilegiado para o treino e preparação de atletas no contexto de participação em competição nacional e internacional de alto nível, e também um local de formação de jovens atletas, técnicos, dirigentes, juízes e outros agentes desportivos, servindo não só a comunidade jorgense, mas também toda a Região, incluindo atividade nacional e internacional.

Trata-se de uma infraestrutura que abrange um conjunto de equipamentos desportivos e serviços de apoio multidisciplinares específico, mas diversificado, cuja finalidade é a melhoria e otimização do rendimento desportivo, proporcionando aos seus praticantes as adequadas condições de preparação desportiva e de otimização da performance.

Este Centro está vocacionado particularmente para o treino de atletas de Alto Rendimento que ambicionam competir em Campeonatos Nacionais, da Europa ou Mundo e até nos Jogos Olímpicos.

Por outro lado, tem prestado um enorme serviço à atividade local, fundamentalmente do Judo Clube de São Jorge, assegurando o desenvolvimento das atividades em cerca de 3.200 horas ao longo do ano, apoiando nas atividades diárias dos seus atletas de Alto Rendimento e na atividade dos escalões de formação, e ainda em atividades como torneios internos, estágios locais, treinos regulares, campos de férias e eventos de promoção da modalidade.

Durante esta época desportiva, já se registaram presenças de peso do panorama nacional da modalidade, como, por exemplo, os atletas olímpicos Sergiu Oleinic e Nuno Saraiva, e os atletas integrantes da Seleção Nacional sénior João Martinho, Gonçalo Mansinho, Miguel Pisco e Henrique Lopes.

Estes atletas tiveram a oportunidade de usufruir das condições deste Centro de Treino, tendo, ao mesmo tempo, deixado o seu valioso contributo na formação de jovens competidores e no treino dos seus colegas de seleção que residem em São Jorge.

GaCS/RL Açores

Comment here