Home / Saude / Diretora Regional da Educação destaca papel das escolas na promoção de hábitos de vida saudáveis
Diretora Regional da Educação destaca papel das escolas na promoção de hábitos de vida saudáveis

Diretora Regional da Educação destaca papel das escolas na promoção de hábitos de vida saudáveis

A Diretora Regional da Educação considerou ser de “extrema importância” que as escolas dos Açores se preocupem com o combate à obesidade infantil e com a promoção de hábitos de vida saudáveis, designadamente através da alimentação.

Graça Teixeira, que se congratulou com a significativa adesão neste ano letivo das unidades orgânicas de ensino ao programa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, assegurou que a Direção Regional da Educação vai continuar, em colaboração com a Associação Portuguesa Contra Obesidade Infantil (APCOI), a sensibilizar as escolas para que adiram a este projeto.

No ano letivo em curso, cerca de 1.200 crianças de 34 escolas e jardins-de-infância das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Corvo participam no projeto “Heróis da Fruta”, que cumpre a terceira edição, cuja primeira fase arrancou a 14 de outubro.

O projeto “Heróis da Fruta“, que se baseia num programa educativo de intervenção motivacional, tem por objetivo aumentar o consumo diário de fruta nas criança até aos 10 anos, contribuindo para a prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, revelou que a terceira edição do projeto “superou todas as expectativas da organização”, envolvendo mais crianças do que o total das duas edições anteriores.

Este novo patamar só foi possível alcançar devido à participação dos diversos parceiros neste projeto de âmbito nacional, que, no próximo ano letivo, será objeto de um maior envolvimento por parte do Governo dos Açores.

No quadro das atividades inseridas neste projeto, está a decorrer a invenção de uma letra para o “Hino da Fruta”.

As escolas premiadas neste desafio vão, entre outras surpresas, receber a “Festa dos Super-Heróis da Fruta”.

Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top